

A possível mudança de partido do deputado federal Elmar Nascimento pode alterar o xadrez político na Bahia e em Brasília. Integrante do União Brasil e nome de destaque da legenda, o parlamentar negocia sua filiação ao Avante, sigla que compõe a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A articulação envolve diretamente o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), com quem Elmar passou a manter interlocução mais próxima no governo Lula.
O movimento atende a uma estratégia de fortalecimento do Avante no estado, partido que conta com a influência direta de Rui Costa e é comandado na Bahia pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto, aliado do ministro. Nos bastidores, a avaliação é de que a possível chegada de Elmar ampliaria o peso político da legenda tanto no cenário estadual quanto no Congresso Nacional.
Elmar Nascimento busca formalizar sua adesão à base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado federal chegou a discutir uma candidatura à presidência da Câmara dos Deputados com respaldo de Rui Costa e de integrantes do Palácio do Planalto. Internamente, ele integra a ala do União Brasil que defende que o partido não apresente candidatura própria à Presidência da República, em contraponto ao projeto do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
O parlamentar baiano também já defendeu publicamente o apoio do União Brasil à reeleição de Lula, argumentando que a legenda ocupa espaços relevantes no governo federal. Atualmente, o partido está dividido entre três grupos: um que defende uma candidatura presidencial alinhada à direita, outro que sustenta o apoio ao atual presidente e um terceiro que defende a liberação dos filiados para alianças conforme interesses regionais.
Como sinalização política, Elmar recebeu Ronaldo Carletto na última sexta-feira (16), em Trancoso, no Extremo-Sul da Bahia. O encontro contou com a presença de lideranças nacionais, entre elas o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o senador Angelo Coronel (PSD). Nos meios políticos, cresce a avaliação de que Elmar dificilmente permanecerá no União Brasil, enquanto analisa outros convites partidários.
Família – A movimentação pode alcançar outros quadros da legenda. O deputado estadual Júnior Nascimento (União Brasil), primo de Elmar, também avalia deixar o partido. A possibilidade deve ser definida em abril, após a análise do cenário eleitoral. Ele também mantém diálogo com o Avante.
Atualmente, o Avante possui dois deputados federais pela Bahia — Neto Carletto e Pastor Isidório — e um deputado estadual, Patrick Lopes. Nos bastidores da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ainda é dada como provável a migração dos deputados Felipe Duarte (PP) e Laerte do Vando (Podemos).
Foto: Bruno Spada-Câmara dos Deputados



