segunda, 19 de janeiro de 2026
Euro Dólar

HADDAD DIZ QUE NÃO SERÁ CANDIDATO EM 2026

Bruna Carvalho - 19/01/2026 13:21

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta segunda-feira (19) que não pretende se candidatar a nenhum cargo nas eleições de 2026. Segundo ele, a decisão já foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e está relacionada ao desejo de dedicar um período à discussão de um projeto de país no cenário internacional.

Haddad destacou que mantém uma relação pessoal próxima com Lula e diálogo frequente sobre temas políticos e institucionais. De acordo com informações da CNN Brasil, o presidente chegou a tentar convencer o ministro a disputar novamente o governo de São Paulo, cargo para o qual Haddad foi derrotado em 2022 por Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Analistas avaliam que a tentativa de Lula tem como objetivo fortalecer o palanque do PT no maior colégio eleitoral do país. No entanto, aliados do ministro apontam que o atual favoritismo de Tarcísio nas pesquisas eleitorais pesa contra uma nova candidatura de Haddad no estado.

Em entrevista ao UOL, o ministro reforçou que não está focado em disputas eleitorais e comentou o cenário político atual. “Estamos vivendo uma fase de extrema-direita”, afirmou. Segundo Haddad, esse contexto gera instabilidade e cria espaço para o surgimento de candidaturas que antes eram consideradas improváveis.

Ainda de acordo com o ministro, esse ambiente político também contribui para que demandas de grupos historicamente pouco ouvidos passem a ganhar maior visibilidade no debate público.

Foto: Washington Costa/MF

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.