

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta sexta-feira (16), ampliando os ganhos da véspera, impulsionados pelos ganhos das ações do setor bancário e de tecnologia.
As ações de chips lideraram os ganhos da sessão anterior, sustentadas pelo forte desempenho da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), que divulgou resultados excepcionais no quarto trimestre e reacendeu o otimismo com o tema de inteligência artificial. Os papéis da TSMC avançaram mais de 4%, enquanto Nvidia e AMD subiram cerca de 2% cada.
O movimento também foi sustentado por um acordo comercial entre Estados Unidos e Taiwan, que prevê investimentos de ao menos US$ 250 bilhões de empresas taiwanesas de chips e tecnologia em capacidade produtiva nos EUA.
Além disso, investidores estão de olho no setor bancário, após as ações de instituições financeiras terem se valorizado com os resultados positivos de grandes bancos. O Goldman Sachs subiu mais de 4% e o Morgan Stanley saltou quase 6% depois que ambas as empresas divulgaram resultados positivos no quarto trimestre. Bancos menores, como o PNC e o Regions Financial, são destaques na agenda de balanços desta sexta.
Estados Unidos
O mercado reduziu as apostas em cortes nas taxas de juros pelo Fed neste ano, após uma série de dados econômicos positivos divulgados na quinta-feira. Traders agora precificam uma probabilidade de 67% de que o BC americano mantenha as taxas de juros inalteradas em abril, um aumento em relação aos 37% de um mês atrás, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME. As probabilidades de um resultado estável em junho também subiram para 37,5%, em comparação com 17% no mês passado.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
As ações de empresas de semicondutores asiáticas subiram, após os EUA chegarem a um acordo comercial com Taiwan, levando a ilha e o índice da Coreia do Sul a recordes históricos. As empresas taiwanesas de semicondutores se comprometeram a investir pelo menos US$ 250 bilhões em capacidade de produção nos EUA em troca de tarifas “recíprocas” mais baixas.
Europa
Os mercados europeus operam com queda, enquanto os investidores avaliam as tensões geopolíticas em curso. Tropas europeias chegaram à Groenlândia na noite de quinta-feira, enquanto Trump pressiona pela aquisição ou anexação da maior ilha do mundo.
Uma reunião na Casa Branca sobre o futuro do território dinamarquês na quarta-feira terminou sem avanços diplomáticos, embora os EUA, a Dinamarca e a Groenlândia tenham concordado em continuar as negociações.
Commodities
Os preços do petróleo operam perto da estabilidade após suas maiores queda desde junho, com a probabilidade de um ataque dos EUA ao Irã diminuir. As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, com os altos preços e as margens estreitas desestimulando as compras chinesas.
Bitcoin
(Foto: REUTERS/Jeenah Moon)
(Com Reuters e Bloomberg)