quinta, 15 de janeiro de 2026
Euro Dólar

VERÃO ELEVA O CONSUMO DE ENERGIA? ENTENDA POR QUE CRESCE A BUSCA PELA ENERGIA SOLAR NA BAHIA

João Paulo - 15/01/2026 09:20 - Atualizado 15/01/2026

Presidente da Associação Baiana de Energia Solar (ABS), Marcos Rêgo, explica que a procura por painéis solares na Bahia cresce porque os benefícios são percebidos já nos primeiros meses de uso

O verão é a época do ano em que mais as pessoas costumam usar ar-condicionado, ventiladores e equipamentos elétricos para amenizar o calor. Com isso, as contas de luz ficam mais caras devido ao consumo elevado de energia em residências, comércios e condomínios. Diante desse cenário, o uso de painéis solares tem sido uma alternativa para reduzir os custos sem comprometer o conforto térmico.

Para o presidente da Associação Baiana de Energia Solar (ABS), Marcos Rêgo, a busca pela energia solar na Bahia cresce porque os benefícios percebidos pelos consumidores são evidentes nos primeiros meses de uso. “O principal deles é a redução no valor da conta de energia elétrica, aliviando o orçamento mensal de residências e empresas”, afirma.

Outro motivo é que os painéis fotovoltaicos, ao converterem eficientemente a luz solar em energia elétrica, diminuem a dependência de fontes convencionais de energia. “A utilização de painéis solares contribui para a autossuficiência energética, ajudando a gerar eletricidade internamente de forma limpa e sustentável”, destaca.

Além disso, como a energia solar aproveita a luz do sol para gerar eletricidade, ela provoca menor impacto ambiental em relação às fontes convencionais. “Ao todo, são mais de 263 mil sistemas instalados nos 417 municípios, com uma potência instalada superior a 2,3 GW. Ainda assim, esses números, apesar de parecerem altos, representam menos de 4% de todas as unidades consumidoras do estado”, explica.

Vale destacar que a adoção de paineis solares nos empreendimentos colabora diretamente com a transição energética no Brasil. “Isso porque o país diminui sua dependência de usinas poluentes e fortalece sua matriz elétrica com uma solução de baixo impacto ambiental. Diante disso, conseguimos beneficiar não só a população, mas também o futuro das próximas gerações e do planeta”, enfatiza o presidente da ABS.

Para quem pretende investir em um sistema fotovoltaico, Marcos Rêgo alerta sobre a importância de escolher empresas qualificadas. “Um sistema de Energia Solar é um investimento para mais de 25 anos e o consumidor tem que ficar atento para o barato não sair caro. Escolha uma empresa que possua um engenheiro ou um técnico responsáveis, cobre um projeto de layout com um estudo sobre sombreamento, procure saber o histórico dessa empresa e garanta que o seu projeto esteja devidamente homologado na concessionária. Um bom início é buscar por empresas que são associadas à ABS e estão disponíveis no nosso website”, orienta.

Sobre a ABS

Fundada em 2018, a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS) representa as empresas de energia solar do estado e tem como objetivos principais a capacitação técnica, a atuação regulatória, a assessoria jurídica e o fortalecimento do associativismo. Com mais de 100 associados, a ABS continua a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de energia solar na Bahia. Para mais informações, acesse: https://abahiasolar.org.br/

Foto: Freepik

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.