

Em novembro de 2025, o índice de atividades turísticas no Brasil apontou ampliação de 0,2% na comparação com outubro, e manteve a expansão contabilizada no mês anterior (0,9%). Em termos regionais, oito dos 17 locais pesquisados tiveram expansão. Nessa comparação, a Bahia cresceu 1,9%, acompanhou o mesmo comportamento da média nacional e manteve a ampliação contabilizada no mês de outubro (0,5%).
O volume das atividades turísticas do Brasil, quando comparado com o mês de novembro do ano anterior, apresentou expansão de 2,1% e manteve a expansão contabilizada em outubro (1,7%). Em termos regionais, 14 dos 17 locais pesquisados mostraram ampliação nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia seguiu o comportamento da média nacional e expandiu 5,6%, mantendo a tendência de expansão contabilizada em outubro (3,9%). O estado ficou na quarta posição entre os locais investigados, e foi superior à média nacional.
Na comparação com o acumulado de janeiro a novembro de 2024, o Brasil apresentou expansão de 5,0%, mantendo o mesmo ritmo de outubro (5,3%). Em termos regionais, 15 dos 17 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia cresceu 7,2% e manteve a expansão contabilizado em outubro (7,4%). O estado apontou a sexta posição entre os locais investigados, também superior à média nacional.
Já no acumulado dos últimos 12 meses, frente a igual período do ano anterior, o Brasil expandiu seus serviços voltados ao turismo em 5,5%, e manteve a ampliação contabilizada em outubro (6,1%). Em termos regionais, 14 dos 17 locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa comparação, a Bahia cresceu 7,7% e manteve o patamar da expansão contabilizada em outubro (8,4%). O estado registrou a sexta posição entre os locais investigados, superior à média nacional.
Foto: Imagem de Quang Nguyen vinh por Pixabay