

A energia elétrica é um fator crítico e de alto consumo para as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Big Data, principalmente devido à operação intensiva dos data centers. De acordo com a Agência Internacional de Energia, enquanto os centros de dados tradicionais consomem entre 10 e 25 megawatts (MW) de energia, a demanda por centros de IA pode ultrapassar 100 MW – o equivalente ao consumo anual de eletricidade de 100 mil residências.
Esse será um dos temas debatidos durante a segunda edição do iBEM – The International Meeting on Brazil’s Energy Market, evento internacional que reunirá os principais players do setor de 24 a 26 de março de 2026 no Centro de Convenções de Salvador (Bahia, Brasil).
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site bilíngue do evento (www.ibemenergy.com). A programação será bem diversificada, a começar pela Conferência, que abordará os desafios atuais e futuros do setor de energia com foco na “integração e diversificação para a segurança energética” e a Rodada de Negócios, onde empresas compradoras e fornecedoras de produtos e serviços se reúnem em encontros curtos agendados previamente.
O evento também terá uma Arena voltada para a inovação, outra para investimentos e ainda uma para ESG (com tópicos ambientais, sociais e de governança), além de um congresso acadêmico, direcionado para projetos de P&D em energia por alunos, professores e pesquisadores.
O iBEM26 terá ainda cursos formativos voltados para estudantes e profissionais do setor de energia. Outra atração será a Arena Comercial, espaço ideal para empresas apresentarem seus últimos produtos e serviços.
Já a Seção Técnica permitirá que profissionais do campo de operações e manutenção apresentem suas melhores práticas e desafios tecnológicos.
Talentos do Futuro é outra atividade do iBEM26, na qual empresas apresentam seus programas de estágio e processos de seleção e contratação. Além disso, terá ainda as Visitas Técnicas, quando os participantes conhecem a realidade de diversas empresas de energia de Salvador e Região Metropolitana. Várias dessas atividades estão com inscrições abertas.
Na primeira edição, o iBEM contou com a participação de representantes de 25 países e a expectativa dos organizadores é de que esse número seja superado em 2026. O público estimado é de 4 mil pessoas nos três dias de programação.
O iBEM26 é organizado por três empresas baianas do setor de energia: Austral, BrainMarket e Eolus. Acesse o site e confira mais informações.
Serviço:
iBEM26 – The International Meeting on Brazil’s Energy Market
Data: 24 a 26.03.2026
Local: Centro de Convenções de Salvador
Mais Informações:
www.ibemenergy.com/pt/home-2026-pt/ (português)
www.ibemenergy.com (inglês)