

A Polícia Federal apontou que o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) atuou diretamente em um esquema de desvio de emendas parlamentares destinadas a municípios da Bahia. O parlamentar é alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos na nona fase da Operação Overclean.
As informações constam em relatório da Polícia Federal encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e revelado pela CNN nesta terça-feira (13). Segundo a apuração, além de se beneficiar de propinas, o deputado teria participado ativamente das irregularidades envolvendo recursos públicos.
De acordo com o documento, a conduta de Félix Mendonça no uso de verbas de emendas “extrapolou a mera alocação de recursos provenientes de emendas parlamentares”. A PF afirma ainda que o parlamentar “participou ativamente do esquema criminoso investigado”.
O relatório detalha que Mendonça Júnior “valia-se de seu então secretário parlamentar, que atuava como seu longa manus e, de forma reiterada, negociava a destinação de emendas a municípios baianos, solicitava pagamentos ilícitos a prefeitos beneficiados e participava da logística de repasse de propinas”.
O ex-secretário parlamentar do deputado, Marcelo Chaves Gomes, já havia sido alvo da Operação Overclean na quarta fase da investigação. À época, ele foi apontado como operador financeiro do esquema, que teria favorecido contratos públicos nos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga.
Foto: Ascom/Deputado Félix Mendonça Jr.