

A comemoração pelos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, marcada para ocorrer no Trapiche Barnabé, em Salvador, deve registrar a primeira visita do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Bahia desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além do lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República, o evento contará com a participação de Haddad, que deve coordenar uma mesa de debates sobre economia. A programação também prevê uma palestra do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, que ministrará um curso sobre comunicação e democracia.
Segundo informações da colunista Milena Teixeira, do portal Metrópoles, Haddad é um dos poucos ministros do primeiro escalão que ainda não haviam visitado o estado. Apesar do atual distanciamento, a Bahia teve papel central na trajetória política do ministro, ao servir como ponto de partida de sua campanha presidencial em 2018.
Um dos fatores apontados como influência para a ausência de Haddad no estado é a relação conturbada com o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa. Ambos já protagonizaram embates em reuniões ministeriais e disputam espaço político dentro do governo federal.
O aniversário do PT está previsto para acontecer entre os dias 5 e 7 de fevereiro, às vésperas do Carnaval de Salvador. A expectativa é de que o presidente Lula participe do último dia do evento. Nos demais dias, a programação inclui palestras e shows, que ainda serão definidos pela direção nacional do partido.
Foto: Divulgação



