segunda, 12 de janeiro de 2026
Euro Dólar

PROCURA POR VIAGENS PARA SALVADOR AVANÇA 36% EM 2025, DIZ PESQUISA

Bruna Carvalho - 12/01/2026 13:25 - Atualizado 12/01/2026

Salvador encerrou 2025 em alta no turismo rodoviário nacional. Levantamento anual da ClickBus, plataforma de venda online de passagens de ônibus, aponta que a busca por viagens com destino à capital baiana cresceu 36% em comparação com 2024.

O Sudeste segue como a principal região emissora de turistas, com São Paulo e Rio de Janeiro liderando o ranking das cidades que mais procuram Salvador.

O balanço, no entanto, revela mudanças no fluxo vindo do Nordeste. Maceió apareceu pela primeira vez entre as principais origens de viajantes e alcançou a sétima posição em 2025, superando cidades tradicionalmente presentes no ranking, como Petrolina e Juazeiro. Em 2024, a capital alagoana não figurava entre os dez primeiros colocados.

Entre as cidades que mais enviaram turistas a Salvador, o ranking de 2024 foi liderado por São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju, Recife e Feira de Santana, seguido por Belo Horizonte, Juazeiro, Petrolina, Alagoinhas e Fortaleza. Já em 2025, a lista passou a ser composta por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Aracaju, Feira de Santana, Belo Horizonte, Maceió, Petrolina, Juazeiro e Fortaleza.

O levantamento também aponta crescimento expressivo nas viagens com origem em Salvador. As buscas feitas por soteropolitanos aumentaram 53% em 2025, com preferência por rotas nacionais de longa distância.

Se em 2024 os destinos mais procurados eram capitais próximas, como Aracaju e Recife, em 2025 São Paulo saltou da terceira para a primeira posição entre os destinos favoritos. O ranking do último ano também registrou a entrada de Cruz das Almas no Top 10, indicando maior interesse pelo turismo no interior da Bahia.

Em 2024, os destinos mais buscados a partir de Salvador foram Aracaju, Recife, São Paulo, Feira de Santana e Rio de Janeiro, seguidos por Juazeiro, Belo Horizonte, Petrolina, Fortaleza e Maceió. Em 2025, a lista passou a ser liderada por São Paulo, seguida de Aracaju, Rio de Janeiro, Recife, Feira de Santana, Maceió, Belo Horizonte, Cruz das Almas, Petrolina e Fortaleza.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.