segunda, 12 de janeiro de 2026
Euro Dólar

CARNAVAL 2026: TRANSALVADOR INICIA FUNCIONAMENTO DOS POSTOS DE ATENDIMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE VEÍCULOS

Bruna Carvalho - 12/01/2026 12:33 - Atualizado 12/01/2026

A Transalvador iniciou, nesta segunda-feira (12), o funcionamento dos Postos de Atendimento para o Carnaval, voltados ao credenciamento de veículos de moradores das áreas de restrição e de prestadores de serviço, incluindo veículos de imprensa e órgãos públicos, que atuarão nos circuitos oficiais da festa.

Os postos estão localizados no Shopping Barra e na Ferreira Costa dos Barris, com atendimentos específicos conforme o perfil do público, contemplando residentes dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves) e Batatinha (Centro Histórico).

Nos postos de atendimento, os moradores poderão realizar o cadastro e retirar a credencial de morador, que autoriza o acesso de veículos às ruas com circulação restrita durante o período da folia.

No Shopping Barra, o atendimento acontece todos os dias da semana, durante o horário de funcionamento do centro de compras, até o dia 11 de fevereiro, em loja localizada no 3º piso – Setor Oeste.

Já na Ferreira Costa dos Barris, o atendimento aos moradores seguirá até 17 de fevereiro, inclusive durante os dias da folia, sempre das 9h às 18h, de domingo a domingo, em loja situada no térreo.

Em ambos os locais, será possível retirar credenciais, incluir novos veículos ou realizar alterações nas placas já cadastradas. Para mudanças de placa, é necessário apresentar a credencial anteriormente emitida e o documento do novo veículo.

A estimativa é de que mais de 23 mil imóveis localizados nas zonas de restrição utilizem os postos físicos, número que corresponde aos moradores que não realizaram a solicitação da credencial pela internet. Entre setembro e dezembro de 2025, cerca de 10 mil residências solicitaram o adesivo de forma online, o que representa aproximadamente 30% dos imóveis aptos.

Os prestadores de serviço, veículos de imprensa e órgãos públicos que necessitam circular nas áreas de restrição do Carnaval 2026 podem solicitar o credenciamento de veículos por meio do site Mobilidade no Carnaval: https://mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br/.

Após a análise e aprovação da documentação, a retirada das credenciais deverá ser feita a partir desta segunda-feira (12), exclusivamente no posto instalado na Ferreira Costa dos Barris. O atendimento seguirá o horário de funcionamento da loja, com exceção dos órgãos públicos, cujo atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

O credenciamento é destinado a pessoas físicas ou jurídicas que comprovem atuação vinculada às atividades nos circuitos oficiais do Carnaval.

Para os prestadores de serviço, será cobrado o valor de R$ 62,44 por credencial de “Acesso Serviço”. Já para a imprensa, o credenciamento será gratuito, desde que o veículo de reportagem esteja devidamente plotado.

Zonas de restrição

O Carnaval de 2026 contará com cinco grandes áreas de restrição de circulação, subdivididas em 12 subáreas, com credenciais específicas para cada local.

Veículos que circularem sem a devida autorização ou acessarem subzonas diferentes daquelas para as quais foram credenciados estarão sujeitos à autuação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é de natureza média, com multa no valor de R$ 130,16.

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.