

A Prefeitura de Morro do Chapéu realizou um casamento coletivo com dez casais do município, na Vinícola Vaz, um dos cartões-postais da cidade. A cerimônia aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (9), tendo como cenário o visual dos vinhedos ao pôr do sol, e foi marcada por emoção, simbolismo e celebração do amor.
A ação foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas), e contou com a parceria do Poder Judiciário, do Cartório de Registro Civil e da própria Vinícola Vaz. Todo o processo foi totalmente gratuito para os noivos, garantindo dignidade e acesso a um direito fundamental.
Durante a cerimônia, a prefeita Juliana Araújo destacou o significado social da iniciativa e se emocionou ao falar com os casais. Ela também fez uma homenagem especial ao empresário Jairo Vaz, fundador da Vinícola Vaz e precursor da vitivinicultura em Morro do Chapéu, que faleceu recentemente.
“Hoje é um dia muito especial. É um momento de celebração do amor, da família e dos sonhos. Tenho certeza de que Jairo está lá no céu, olhando para cada casal, sorrindo e desejando muita felicidade. Ele ajudou a projetar Morro do Chapéu para a Bahia e para o Brasil, e nada mais simbólico do que celebrar o amor em um espaço que carrega tanto da história e do futuro da nossa cidade”, afirmou a prefeita.
O casamento coletivo foi instituído por meio de projeto de lei enviado pelo Executivo e aprovado pela Câmara Municipal, que estabelece critérios para participação, como residência em Morro do Chapéu, maioridade civil e comprovação de renda familiar de até três salários mínimos. A legislação também assegura a gratuidade da habilitação, do registro e da primeira certidão de casamento, conforme previsto no Código Civil, para pessoas que apresentem declaração de hipossuficiência econômica.
Juliana ressaltou ainda o cuidado da gestão com cada detalhe da iniciativa e o compromisso com a garantia de direitos. “Eu vi o brilho no olhar de cada um de vocês, vi a felicidade estampada em cada rosto. Tenho orgulho de dizer que garantimos direitos, exatamente como pensei e idealizei esse projeto”, declarou.
A prefeita também destacou que a gestão municipal preza por políticas públicas que coloquem as pessoas no centro das decisões. “Nossa gestão acredita no amor, na atenção, no cuidado com as famílias. Cada detalhe desse casamento reflete os detalhes da nossa gestão: tudo pensado com muito cuidado, responsabilidade e carinho. Nós acreditamos no fortalecimento dos laços familiares e comunitários”, completou.
Fotos: Divulgação