

Esquema de trânsito, segurança e transportes serão especiais. Bombeiros alertam sobre mar forte e pedem para o público não mergulhar. Recém-mencionado no Guinness Book como o maior réveillon do mundo, o Rio pode quebrar nesta quarta-feira (31) seu recorde, já que a expectativa é de que mais de 2,5 milhões de pessoas acompanhem a virada do ano apenas em Copacabana. Veja, abaixo, a programação de shows no bairro, esquemas de transportes, segurança, entre outras informações:
Shows
Este ano, o réveillon do Rio contará com 70 atrações distribuídas em 13 palcos — três em Copacabana e outros dez em diferentes regiões da cidade.. Os shows de Copacabana estarão divididos da seguinte forma:
Palco Rio (em frente ao Copacabana Palace):
Palco Samba (altura da Rua República do Peru):
Leme (palco dedicado a música Gospel)
Veja aqui a programação em outros palcos da cidade e outros eventos
Fogos e drones
A queima de fogos tem duração de 12 minutos – as 19 balsas onde eles ficam posicionadas foram vistoriadas pelos bombeiros nesta terça. Serão 14 toneladas de fogos.
Além dos fogos, haverá um espetáculo com 1,2 mil drones, que formarão imagens como um rosto mandando mensagens para o público.
Mar
Os bombeiros pedem para o público não mergulhe neste réveillon. A previsão é que o mar esteja perigoso, com ondas entre 2 e 2,5 metros.
Trânsito e interdições
O esquema de trânsito segue o modelo adotado em grandes eventos recentes, como os shows de Madonna e Lady Gaga. Após as 21h, só é possível entrar no bairro de metrô ou a pé. Carros de aplicativo seguem a lógica dos veículos particulares: ou seja, após as 21h, não podem mais entrar no bairro.
Ônibus e terminal especial
Entre 18h e 21h do dia 31, 24 linhas municipais e 11 intermunicipais vão circular de forma especial até Copacabana, com desembarque na Avenida Princesa Isabel, na altura da Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Após as 21h, com o fechamento total do bairro, os ônibus passarão a operar a partir do Terminal Enseada de Botafogo, que terá linhas para:
Confira como vai funcionar o terminal especial e as linhas de ônibus
Metrô
O metrô terá operação especial com embarque controlado por horário, por meio de passaportes vendidos antecipadamente.
Veja aqui como funciona o esquema de venda de bilhetes.
Não podem ser transportados no metrô fogos de artifício, vasilhames, garrafas, pranchas ou bicicletas durante a operação especial de Réveillon.
Trens da SuperVia
Segurança e revista obrigatória
O acesso à orla de Copacabana será feito exclusivamente por 16 pontos de revista, com detectores de metal, câmeras de reconhecimento facial e policiamento reforçado.
Serão empregados 3,5 mil policiais militares, além de 300 viaturas com câmeras embarcadas, que vão transmitir imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Delegacias de apoio, incluindo unidades especializadas em atendimento a turistas, terão reforço.
O que pode levar ?
Os seguintes itens podem ser barrados nos bloqueios policiais nos acessos a Copacabana:
Postos de sáude
Para dar suporte ao público que for passar o réveillon na orla de Copacabana, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio contará com uma estrutura com quatro postos médicos equipados e preparados para o atendimento a casos de urgência e emergência. As unidades funcionarão a partir das 17h30 do dia 31 de dezembro de 2025 até as 5h do dia 1º de janeiro de 2026, para a assistência aos pacientes que apresentarem quadros de urgência, seja mal-estar, traumas, cortes, etc. Ao todo serão cerca de 230 trabalhadores da saúde envolvidos na operação da SMS na maior festa popular da virada de ano.
Os postos estarão localizados na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Princesa Isabel, da Praça do Lido, da Rua República do Peru e da Rua Siqueira Campos, e serão preparados com recursos assistenciais para eventos com múltiplas vítimas. Cada posto terá área física em torno de 200 metros quadrados, leitos clínicos e outros com suporte avançado (com respirador, monitor etc.) e poltronas de hidratação, além de equipamentos, instrumentos e medicamentos para o atendimento de emergência. Ao todo serão 48 leitos, sendo oito de suporte avançado, e 50 poltronas de hidratação.
(BrasilNut1/Getty Images)