quarta, 31 de dezembro de 2025
Euro Dólar

VEREADOR CRITICA AUMENTO DE PASSAGEM ANUNCIADO POR BRUNO REIS

João Paulo - 31/12/2025 07:30

Enquanto Salvador se prepara para a virada do ano, a população foi surpreendida por mais uma notícia preocupante: o prefeito Bruno Reis (União Brasil) sinalizou a possibilidade de aumento da tarifa de ônibus em 2026, mesmo após a Prefeitura ter concedido empréstimos, subsídios e benefícios milionários às empresas de transporte coletivo, gesto que foi visto como inadmissível para o vereador Hamilton Assis (PSOL).

O anúncio ocorre logo após vereadores da base do prefeito aprovarem um subsídio de R$ 67 milhões aos empresários do setor. Hamilton Assis, que é membro da Comissão de Transporte e Serviços Públicos Municipais da Câmara Municipal de Salvador e da Frente Mista em Defesa da Tarifa Zero e Transporte Digno, criticou a postura do Executivo e reforça a falta de transparência na política de mobilidade da capital baiana.

“É inaceitável discutir aumento de tarifa enquanto a Prefeitura injeta milhões de reais no bolso dos empresários, sem abrir os números e sem ouvir a população. Queremos o envio imediato da planilha de custos, antes de qualquer decreto que penalize ainda mais o povo de Salvador. Desde que cheguei à Câmara, em janeiro de 2025, cobro o envio das planilhas de custos dos coletivos e não recebemos. Precisamos de transparência”, cobra o parlamentar.

“Transporte público não é mercadoria, é direito. Não aceitaremos que o povo pague duas vezes: primeiro com subsídios públicos e depois com aumento da passagem”, critica o vereador.

Tarifa Zero

Para o PSOL, há caminhos viáveis e já testados. Atualmente, mais de 120 cidades brasileiras adotam a Tarifa Zero, garantindo transporte público gratuito financiado com orçamento público. Na Bahia, o partido já apresentou propostas para a Tarifa Zero no Metrô e no VLT, além de um projeto específico para implantar a medida no sistema de transporte coletivo de Salvador.

“Com Tarifa Zero, todos ganham: trabalhadores, estudantes, desempregados, o pequeno comércio e a própria cidade. Reduzimos o número de carros, o trânsito, a poluição e ampliamos o acesso à cidade e aos direitos. Nacionalmente acompanhamos o despertar do governo federal para o assunto, enquanto Bruno Reis foge do debate”, destaca Hamilton Assis.

Debate

O vereador também critica o fato de o debate sobre o aumento da tarifa ocorrer “nas sombras das festas de fim de ano”, quando a atenção da população está voltada para o réveillon. Para ele, a discussão precisa ser pública, transparente e participativa.

Hamilton Assis defende que o tema não seja enterrado com a virada do ano. “Esse debate precisa tomar as ruas. O povo não aguenta mais pagar essa conta. Queremos Tarifa Zero, transparência, controle social e prioridade para quem mais precisa”, conclui.

Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.