sexta, 26 de dezembro de 2025
Euro Dólar

MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTO PROMOVERÁ 74 BOLSAS DE ESTUDO

Victoria Isabel - 26/12/2025 19:30

Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) assinou, nesta sexta-feira (26), com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), um programa de bolsas de estudo para a formação de Mecânicos de Manutenção Aeronáutica (MMA), com a oferta de 74 vagas gratuitas. A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com a qualificação profissional, a ampliação de oportunidades e o fortalecimento da aviação civil brasileira.

A previsão é que o edital de seleção seja publicado no final de janeiro e as matrículas ocorram em março. O processo seletivo será de responsabilidade do Senat, que deverá considerar os seguintes critérios de prioridade na seleção: pessoas de baixa renda, cadastradas no CadÚnico, ou por meio autodeclaração; pessoas que finalizaram o ensino médio na rede pública de educação; residentes do entorno de aeroportos ou de regiões com maior dificuldade de contratação de MMA; e candidatos com vínculo familiar ou histórico de atuação no setor da aviação civil.

O investimento para a oferta das bolsas de estudo é estimado em R$ 500 mil, feito por contratação direta das vagas, por meio da Secretária de Aviação Civil (SAC) e o Senat. O programa foi criado para enfrentar a falta de profissionais qualificados na manutenção de aeronaves. Ao ampliar o acesso à formação técnica, o Ministério atua diretamente para garantir que o setor conte com trabalhadores preparados e em número suficiente.

“Investir em pessoas é investir na segurança e no futuro da aviação brasileira. Com essas bolsas, estamos abrindo portas para novos profissionais e ajudando o setor a crescer de forma segura e sustentável. É uma ação que contribui para o setor, mas acima de tudo cria oportunidade de mudança de vidas para diversas famílias brasileiras.”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Para o secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, a iniciativa é uma resposta direta a um desafio do setor. “Ao investir na formação de novos mecânicos, estamos atacando um gargalo que tem se intensificado nos últimos anos na aviação civil, alinhando a oferta de qualificação às necessidades reais do mercado.”, destacou.

Foto: Diego Baravelli

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.