

A Arena Fonte Nova celebrou Gilberto Gil e sua imensa contribuição à cultura brasileira com presentes produzidos especialmente para o artista. Pintores do Ateliê Coletivo de Artes Visuais da APAE de Salvador criaram 11 telas inspiradas na obra do cantor para a mostra intitulada “Gilberto Gil – Entre o Tempo e o Rei”, que foi lançada no equipamento, durante o show. A última apresentação da turnê Tempo Rei ocorreu neste sábado (20), na capital baiana.
Uma das obras foi entregue a Gil pelos integrantes do coletivo na noite do show. O momento ainda contou com a presença da gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Arena Fonte Nova, Thaise Muniz, e do educador social Esron Pena, representando a APAE de Salvador. As homenagens incluíram ainda uma escultura entalhada em madeira, criada pelo artista cearense Mestre Din Alves, que remete à musicalidade do artista e sua conexão com a Fonte Nova.
“Temos a honra e a felicidade de receber Gil na Arena e de enaltecer a importância de sua trajetória, por meio de um reconhecimento que une arte, cultura, educação e inclusão”, afirmou a gestora. Gilberto Gil tem uma conexão histórica com a Fonte Nova. Em 1980, o artista participou do primeiro grande show do estádio, ao abrir a apresentação do cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff. Quarenta e cinco anos depois, em 15 de março de 2025, Gil fez no local a estreia emocionante de sua turnê de despedida.
Nova iluminação cênica
Antes do show, houve, também, a inauguração da nova iluminação cênica da Arena Fonte Nova, um moderno e inovador sistema de iluminação, que eleva ainda mais o nível tecnológico, funcional e visual do equipamento, posicionando-o entre as arenas mais avançadas do país.
O novo projeto de iluminação é composto por 478 refletores de LED com tecnologia RGB, capazes de criar infinitas possibilidades de cores e efeitos visuais, permitindo cenários personalizados para eventos esportivos, culturais e institucionais.
Um destaque especial do projeto está na Praça Sul, principal elemento identitário da Arena Fonte Nova e característica que a torna única. Nesse espaço, que funciona como principal acesso e conexão urbana entre o equipamento esportivo e o Dique do Tororó, foram dimensionados refletores de LED RGB para valorizar o local, qualificar a experiência do público e reforçar a relação da Arena Fonte Nova com Salvador.
Na área interna, foram instalados 108 refletores de LED RGB, responsáveis por criar ambientes visuais imersivos e versáteis que utilizam a cobertura da Arena como uma verdadeira “tela em branco”, possibilitando a criação de obras de arte iluminadas com composições dinâmicas de luz e cor.
Todo o sistema de iluminação da Arena Fonte Nova é controlado pelo padrão internacional DMX, garantindo precisão, confiabilidade e flexibilidade operacional. A console de iluminação escolhida para o projeto foi a GrandMA3, plataforma presente nos maiores eventos, arenas e espetáculos do mundo. Essa solução permite a integração total da iluminação da Arena Fonte Nova com os sistemas de iluminação de shows e eventos, possibilitando que a iluminação do palco dialogue e se conecte com todo o equipamento, criando experiências visuais unificadas e de alto impacto para grandes produções.
Foto: Divulgação APAE de Salvador