quinta, 18 de dezembro de 2025
Euro Dólar

ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA ENTREGA OBRA DE RESTAURO DO PALACETE GÓES CALMON

Bruna Carvalho - 18/12/2025 09:01 - Atualizado 18/12/2025

A Academia de Letras da Bahia (ALB) entregou, nesta terça-feira (16), a obra de restauro das portas, janelas e esquadrias do Palacete Góes Calmon, sede da instituição.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da ALB, Aleilton Fonseca, do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, de vários acadêmicos e representantes de instituições parceiras e acadêmicos.

A intervenção, iniciada em maio deste ano, contemplou a recuperação de mais de 100 portas, janelas e esquadrias do imóvel, além de gradis e vitrais, reforçando a preservação e a segurança do edifício, considerado um dos mais importantes patrimônios históricos de Salvador.

Monumento histórico nacional, o Palacete Góes Calmon está em processo de tombamento pelo Estado da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), e pelo Município de Salvador, via Fundação Gregório de Mattos (FGM). Antiga residência da família Góes Calmon e primeira sede do Museu de Arte da Bahia, o imóvel abriga um relevante acervo documental e bibliográfico sobre a história da cidade e do país.

“O Palacete Góes Calmon é um patrimônio histórico, artístico e cultural do nosso país, e um lugar de referência da memória baiana”, afirmou o presidente da ALB, Aleilton Fonseca.

O secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, destacou a importância da parceria institucional para a preservação do espaço. “Para nós, como parceiros, é um motivo de muita satisfação estarmos aqui, de mãos dadas, celebrando essa nova etapa da Academia de Letras da Bahia e do nosso querido Palacete Góes Calmon – patrimônio deste estado, que guarda muito das nossas histórias e que tem muita história para ser construída ainda”, disse.

Já o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, ressaltou o papel do poder público no apoio à instituição. “Temos a obrigação, como ente público, de apoiar uma casa que tenha essa tradição. É um trabalho constante de parceria”, afirmou. “Essa casa está cada vez mais bonita, iluminada, pulsando vida”, completou, ao mencionar o processo de tombamento do imóvel.

Desde 1983, o Palacete abriga a Academia de Letras da Bahia, uma das mais antigas instituições culturais do país, que promove atividades abertas ao público com a participação de acadêmicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Além das obras físicas, o projeto “Conservação e Restauro do Palácio Góes Calmon – Etapa 1” inclui ações de educação patrimonial, como a publicação de um livro sobre a história do Palacete e a realização de visitas guiadas e acessíveis, voltadas a escolas públicas, universidades e outros grupos.

“É motivo de orgulho fazermos parte desta iniciativa de preservação do patrimônio histórico e cultural do povo baiano, do povo brasileiro”, afirmou Fabiana Fabrício de Oliveira, representante da CAIXA Seguridade.

O projeto é realizado pela Academia de Letras da Bahia e pelo Ministério da Cultura, com apoio do Governo Federal, e conta com patrocínio do grupo CAIXA Seguridade — CAIXA Vida e Previdência, CAIXA Capitalização, CAIXA Consórcio e CAIXA Assistência — por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Foto: Rodrigo Chamusca e Maurício Serra

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.