

A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária encerrou neste domingo (14/12), no Parque Costa Azul, com um resultado histórico: R$ 18 milhões em vendas, superando as expectativas de público e de comercialização. Realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Feira consolidou-se como um dos principais espaços de geração de renda, prospecção de negócios e fortalecimento da agricultura familiar no país.
Durante os cinco dias de evento, mais de 700 organizações produtivas dos 27 territórios de identidade da Bahia participaram da Feira, reunindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais. O público teve acesso a mais de 10 mil produtos, entre alimentos, bebidas, artesanato, flores, moda e itens da sociobiodiversidade baiana.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, avaliou positivamente o sucesso da edição. “Nossa 16ª edição foi um sucesso e é reflexo das políticas públicas que valorizam a agricultura familiar. Este evento é um exemplo de como a agricultura familiar baiana impulsiona a economia e contribui para a distribuição de renda em todo o estado”, destacou.
A programação também contou com artesanato, flores, moda, cosméticos, acessórios, peças de decoração e atrações musicais, consolidando o evento como um grande espaço de encontro entre quem produz e quem consome.
Para Aline Paz, vice-presidente da Associação dos Pescadores e Agricultores Familiares do Recôncavo (APAF), de Muniz Ferreira, a participação foi uma importante oportunidade de reconhecimento. “Foi nossa primeira vez na Feira e uma excelente oportunidade de divulgar nosso trabalho e gerar renda extra para a comunidade”, contou.
Para o diretor-presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes-BA), Ícaro Rennê, o evento foi fundamental para o fortalecimento das cooperativas da agricultura familiar. “Vimos a felicidade no rosto de cada agricultor que conseguiu comercializar todos os seus produtos. A Feira também foi uma excelente plataforma para o lançamento de novos produtos, demonstrando a qualidade e a diversidade da agricultura familiar baiana”, completou.
Ícaro Rennê também destacou o impacto direto do evento nas cooperativas. “Muitas cooperativas voltaram para casa sem produtos. Isso mostra a efetividade do evento não apenas em termos de vendas, mas também na geração de oportunidades de negócios e no fortalecimento de marcas”, afirmou.
Texto: Ascom CAR