terça, 09 de dezembro de 2025
Euro Dólar

PRESIDENTE DA PETROBRAS CONFIRMA QUE PODE ASSUMIR A OPERAÇÃO DA BRASKEM COM O NOVO ACORDO DE ACIONISTAS. 

Redação - 09/12/2025 17:54 - Atualizado 09/12/2025

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse na última  sexta-feira (5), que a Petrobras pode sim “assumir a operação” na Braskem, em função da sinergia entre as duas companhias.

“Queremos exercer mais sinergias entre a atividade de uma petroquímica que está colada com o nosso parque de exploração e produção. Temos sinergias inexploradas para serem exacerbadas em benefício de ambas as companhias”, disse Magda. 

Questionada como ampliar a ingerência nas áreas operacionais, Magda respondeu que sua preocupação é fazer com que toda a parte de engenharia da Braskem seja mais “conectada” com a Engenharia da Petrobras. Um dos caminhos para atingir esse objetivo é justamente indicar mais executivos para esta e outras áreas dentro da petroquímica, o que passa pelo acordo de acionistas.

A Presidente da Petrobras confirmou que  o novo acordo de acionistas da Braskem está “encaminhado”, e que espera fechá-lo até o fim deste ano. Esse acordo vai redefinir a composição da diretoria executiva e do conselho de administração da empresa petroquímica, instâncias em que Magda pretende aumentar a influência da Petrobras, em linha com sua participação no negócio, de 36% do capital total e 47% do capital votante.

“Essa questão está bem encaminhada, mas ainda não posso dizer que isso está fechado. Nós [Petrobras] somos sim um acionista extremamente relevante, com direito a veto, mas acreditamos que, avançando com a Braskem em um novo cenário geopolítico internacional, a gente precisa fazer alguns ajustes”, disse, descartando que existam, nesse momento, conversas para que a estatal capitalize e petroquímica.

Magda falou a jornalistas na saída da apresentação do Plano de Negócios 2026-2030 da Petrobras para fornecedores na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Com informações da InvestNews.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.