terça, 09 de dezembro de 2025
Euro Dólar

ALTA DA INDÚSTRIA BAIANA FOI PUXADO POR REFINO DE PETRÓLEO

João Paulo - 09/12/2025 10:49

O crescimento da produção industrial da Bahia frente a outubro/24 (+1,2%) foi consequência de resultados positivos tanto na indústria extrativa (+15,4%), que registrou o quarto avanço consecutivo e o maior desde março de 2024 (que havia sido de +27,7%), quanto na indústria de transformação, que cresceu pelo terceiro mês (+0,5%), mostrando altas de produção em 4 das 10 atividades investigadas separadamente no estado.

O resultado da indústria baiana em geral foi puxado, sobretudo, pela fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, que registrou o melhor desempenho no mês (+7,3%) e tem o maior peso na estrutura do setor industrial do estado. A atividade mostrou o quinto crescimento consecutivo. Com o terceiro avanço mais significativo, a fabricação de produtos alimentícios (+2,8%) exerceu a segunda principal influência positiva no resultado da indústria em geral, na Bahia, em outubro. O segmento avançou pelo segundo mês consecutivo.

Também tiveram altas de produção, em outubro, no estado, a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (+4,0%) e a metalurgia (+0,9%). Por outro lado, dentre as seis atividades com produção em queda, no mês, a fabricação de produtos químicos (-12,6%) teve o recuo mais profundo e exerceu a principal influência negativa no resultado geral da indústria baiana. O segmento mostrou um terceiro recuo consecutivo.

A preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados também seguiu em baixa em outubro, com a segunda maior queda de produção (-12,4%) e a segunda principal influência negativa na indústria baiana em geral. O segmento sustenta retrações mensais ao longo de praticamente todo o ano de 2025 (exceto janeiro) e registra a maior queda acumulada de janeiro a outubro (-11,9%).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.