

O governo da Bahia autorizou a abertura de um crédito suplementar de R$ 1.307.491,00 para a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), destinado ao gerenciamento do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (5), por meio do decreto financeiro nº 141.
O aporte ocorre em uma fase decisiva do cronograma da Parceria Público-Privada (PPP) conduzida por um consórcio de quatro empresas chinesas, responsável pelo projeto de mais de R$ 10 bilhões. Com 12,4 km de extensão sobre a água, a ponte tem construção prevista para durar cinco anos, com início da operação agendado para junho de 2031.
Atualmente, o consórcio trabalha na conclusão dos projetos básico e executivo, que devem ser finalizados até o fim de dezembro. O cronograma prevê que etapas de licenciamento ambiental, desapropriações e autorizações junto a órgãos como Capitania dos Portos, SPU, Iphan, IPAC e prefeituras sejam concluídas até fevereiro de 2026.
Apesar de o crédito suplementar ser destinado à Seinfra, a gestão do Contrato de Concessão nº 001/2020 foi transferida, em julho, para a recém-criada Secretaria Extraordinária do Sistema Viário do Oeste – Ponte Salvador-Itaparica (SVPonte), comandada por Mateus Dias. A mudança visa dar maior foco à coordenação e ao acompanhamento da obra.
O avanço do projeto gera grande expectativa no estado pela previsão de impacto econômico e geração de empregos. Segundo o governo, a construção poderá criar até 7 mil postos de trabalho ao longo dos seis anos de execução. Para atender à demanda, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a SVPonte vêm articulando programas de qualificação voltados para trabalhadores do Recôncavo e do Baixo Sul, com objetivo de inseri-los na mão de obra da concessionária chinesa.
Foto: GOVBA/ Divulgação



