

Resta apenas uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2026 através do Brasileirão, e a 37ª rodada foi bastante favorável ao Fluminense, que está com 68,66% de chances de conseguir esse importante objetivo. Além de fazer a sua parte e vencer o Grêmio, em Porto Alegre, o Tricolor entrou no G-5 a uma rodada do fim graças a um vacilo do Botafogo. A equipe alvinegra empatou em 2 a 2 com o Cruzeiro, no Mineirão, nesta quinta-feira, e caiu para a sétima posição.
Um confronto direto pelo G-5 vai marcar a 38ª e última rodada do campeonato. O Fluminense, atual quinto colocado, recebe o Bahia, que é o sexto, no Maracanã. No duelo tricolor, o carioca tenta emendar a terceira vitória consecutiva para encerrar o ano em alta, enquanto o baiano precisa do resultado positivo fora de seus domínios. A probabilidade de o Bahia conseguir esse feito é de 19,06%.
Correndo por fora, o Botafogo precisa vencer o Fortaleza, no Nilton Santos, e ainda que aconteça um empate entre Fluminense e Bahia no próximo domingo. A possibilidade de dar tudo certo para o Alvinegro carioca está em 12,28%.
Flamengo, com o título brasileiro assegurado, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol estão garantidos na fase de grupos da próxima edição da Libertadores da América, além do quinto colocado do Brasileirão 2025. Quem terminar em sexto lugar entre Fluminense, Bahia e Botafogo ainda vai ter uma esperança neste fim de ano: a Copa do Brasil.
Mesmo que o Fluminense não consiga ficar entre os cinco primeiros, é um clube que ainda teria o destino nas próprias mãos, já que está vivo na Copa do Brasil. O campeão da competição garante vaga na fase de grupos da Libertadores. Caso o Cruzeiro seja o campeão, o sexto colocado do Brasileirão irá diretamente para a fase de grupos e também cria-se uma vaga para o oitavo colocado na Pré-Libertadores.
Se o Flu conquistar o torneio, a vaga na Pré-Libertadores para o oitavo lugar do Brasileiro também está confirmado. Mas para que abra uma vaga na fase de grupos, o clube teria que terminar entre os cinco primeiros no Brasileirão.
As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.919 jogos de Campeonatos Brasileiros, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.(GE)
Foto: Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.



