sexta, 05 de dezembro de 2025
Euro Dólar

CONDER APRESENTA INOVAÇÕES EM CONFERÊNCIA NACIONAL DO IBGE

João Paulo - 05/12/2025 07:20

O coordenador do Informs, setor de geoprocessamento e geoinformação da Conder, Paulo de Tarso, participou nesta quinta-feira (4) da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), realizada pelo IBGE em Salvador. Entre os dias 3 e 5 de dezembro, o evento reúne instituições de todo o país para discutir a proposta do novo Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG), que voltará a ser apresentado ao Brasil após mais de cinco décadas. Este é considerado o mais importante encontro nacional sobre informação estatística e geográfica.

Durante sua apresentação, Paulo de Tarso destacou o papel histórico da Conder na produção, sistematização e atualização de dados geográficos do território baiano, enfatizando que o Informs nasceu da necessidade de estruturar uma base homogênea e confiável de informações territoriais para subsidiar políticas públicas. Ele relembrou a trajetória da Conder na construção de acervos cartográficos, o pioneirismo na modelagem da Região Metropolitana de Salvador e a importância estratégica das bases geoespaciais para orientar investimentos estaduais, como grandes obras viárias, habitação, infraestrutura urbana, educação e equipamentos sociais.

“O setor de geoprocessamento e geoinformação da Conder nasceu a partir da necessidade de organizar, padronizar e acelerar a produção de dados no Estado. Hoje, trabalhamos com uma base estruturada que apoia desde o planejamento urbano até o acompanhamento de obras em tempo real. A Conder possui um dos maiores acervos cartográficos do Nordeste, com registros que remontam à década de 1950, além de arquivos municipais integrados, o que permite análises históricas essenciais para o desenvolvimento territorial”, afirmou Paulo.

Em sua fala, o coordenador também detalhou os avanços recentes na modernização da gestão das obras executadas pela Conder, com destaque para implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling) nas obras públicas executadas pela Conder. Segundo Paulo, a adoção do BIM coloca a Bahia em sintonia com as diretrizes nacionais e com o que há de mais avançado no uso de dados, modelagem tridimensional e interoperabilidade entre sistemas, garantindo mais precisão, eficiência e transparência nas entregas ao cidadão.

Outras ferramentas digitais utilizadas atualmente pela Conder também foram enfatizadas, a exemplo do Diário de obra georreferenciado, que registra em tempo real fotos, vídeos, localização e intercorrências; Banco de dados integrado das obras estaduais, que permite acompanhar a evolução de cada intervenção nos 417 municípios; e os Processos padronizados de topografia, sondagem, modelagem digital e análise técnica, que facilitam a tomada de decisões pela área de engenharia.

“Atualmente, a Conder acompanha cerca de 1.200 obras ativas nos 417 municípios baianos, incluindo vias estruturantes, parques urbanos, recuperação de encostas, escolas de tempo integral, hospitais e unidades de saúde. E o Informs é parte essencial desse trabalho, oferecendo a base de dados necessária para que os projetos avancem com precisão técnica. Essas ferramentas permitem que a gestão pública tenha respostas rápidas e qualificadas, fortalecendo a tomada de decisão e garantindo mais eficiência ao Estado”, finalizou.

Fotos: Thaís Tosta/ Ascom Conder

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.