

A convocatória garante apoio para participação em eventos, durante o ano letivo, com financiamento de passagens, diárias e inscrições, abrangendo estudantes do Ensino Fundamental, Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Educação Profissional e das demais modalidades ofertadas pela rede estadual. O edital estabelece um cronograma organizado para as inscrições, seleções e resultados, abrindo um novo ciclo de incentivo à produção sociocientífica, decorrente de projetos estruturantes, bem como os de iniciação científica e tecnologia dos estudantes e respectivos professores da rede estadual de ensino.
As escolas devem enviar as propostas por formulário eletrônico para a análise técnica e classificação das iniciativas. Os resultados finais para os eventos que serão realizados entre os meses de fevereiro e dezembro de 2026 também serão publicados no Diário Oficial do Estado. O incentivo fortalece o ambiente pedagógico e amplia as possibilidades de socialização das descobertas produzidas nas escolas estaduais.
Por meio desse apoio, a SEC estimula a criatividade, valoriza a pesquisa e fortalece o protagonismo dos estudantes, que passam a ocupar espaços de produção de conhecimento em âmbito nacional e internacional.
Visibilidade internacional
Mais do que a conquista dos prêmios, a participação em eventos nacionais e internacionais é um estímulo ao protagonismo estudantil. Em setembro deste ano, por exemplo, 20 estudantes de seis colégios estaduais apresentaram projetos de pesquisa e iniciação científica no Encontro Sudamericano de Ciencias y Tecnologías, no Paraguai, a exemplo do projeto ‘E-papel: uso da fibra de coco para fabricação de papel sustentável’, do Colégio Estadual da Bahia – Central.
Também no mesmo mês, as equipes das unidades estaduais de Santa Bárbara, Catu e Serrinha participaram da Feira Internacional de Ciencias, Tecnología e Innovación (FICTIMC), na Colômbia. As pesquisas apresentadas abordaram temas inovadores nas áreas de Ciências da Natureza, Saúde, Gestão e Negócios, Engenharia e Meio Ambiente.
Foto ilustrativa: André Fofano



