segunda, 01 de dezembro de 2025
Euro Dólar

SEAGRI E FLEM ASSINAM TERMO DE R$ 10 MILHÕES PARA AGROPECUÁRIA NA BAHIA

Victoria Isabel - 01/12/2025 18:00

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) assinou, nesta segunda-feira (01), um termo de cooperação com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) para revitalização e implantação de até 22 Câmaras Setoriais no estado. O acordo prevê investimento de até R$ 10 milhões com recursos diretos da Seagri e prazo de execução de 12 meses. A assinatura aconteceu durante reunião da Câmara Setorial do Sisal, na Fenagro 2025, pelo secretário Pablo Barrozo e o diretor-presidente da FLEM, Rodrigo Hita.

As câmaras técnicas contemplam cadeias produtivas estratégicas como Algodão, Carne, Leite, Florestal, Aves, Pesca e Aquicultura, Grãos, Mel, Cacau, Sisal, Citrus e Dendê. O objetivo é reativar espaços de diálogo entre governo e produtores que, ao longo do tempo, perderam continuidade. A proposta prevê quatro reuniões ordinárias anuais e encontros extraordinários sempre que necessário.

“Mais do que um investimento financeiro, este é um compromisso com o desenvolvimento regional, com a inovação e com a valorização das vocações produtivas do nosso estado. Com essa parceria entre a Seagri e a FLEM, vamos fortalecer os espaços de diálogo e construção coletiva de políticas para o desenvolvimento de todas as cadeias produtivas do estado”, pontuou Barrozo, ressaltando que o termo permitirá conduzir de forma mais eficiente os trabalhos das câmaras setoriais.

Rodrigo Hita, diretor-presidente da FLEM, classificou o momento como motivo de orgulho. “Esta é uma decisão política importante da Seagri de destinar um orçamento significativo, além de assistência administrativa e técnica, para reativar as câmaras setoriais”, declarou.

Conforme Assis Pinheiro Filho, coordenador das Câmaras Técnicas pela Seagri, os recursos serão aplicados em mobilização de produtores, contratação de pessoal, organização de reuniões e estruturação das câmaras com titulares e suplentes indicados por cada instituição. O investimento também viabilizará transporte, estadia e diárias para que os participantes possam comparecer aos encontros e visitas técnicas.

O projeto prevê ainda a realização de caravanas técnicas, nas quais os participantes visitarão locais estratégicos das cadeias produtivas, receberão orientações técnicas e compartilharão experiências.

Desenvolvimento do setor – As Câmaras Setoriais Agropecuárias da Bahia são órgãos colegiados de caráter consultivo, que reúnem representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil. Com atuação de forma integrada, possuem o objetivo de propor políticas públicas, programas e ações voltadas ao desenvolvimento das principais cadeias produtivas do estado.

Foto: Manuela Cavadas

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.