sexta, 28 de novembro de 2025
Euro Dólar

BRASKEM REFORÇA PAPEL DA INDÚSTRIA NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO AVANÇA BAHIA 2025

João Paulo - 28/11/2025 11:55 - Atualizado 28/11/2025

A Braskem apresentou no Avança Bahia 2025 dados recentes de sua agenda de descarbonização. De acordo com Gabriela Cravo, responsável global pela área de Transição Energética da companhia, a empresa reduziu mais de 1 milhão de toneladas de gases de efeito estufa em suas operações industriais nos últimos quatro anos. O resultado foi divulgado no painel Transição Energética como motor da Prosperidade, realizado nesta quinta-feira (27), no Cine Glauber Rocha, em Salvador, durante o evento promovido pela Câmara Americana de Comércio – Amcham Bahia.

Gabriela destacou que a transição energética impõe à indústria petroquímica desafios. “A indústria está se reinventando tecnológica, estrutural e operacionalmente em pleno voo, mantendo competitividade em um cenário global altamente volátil e incerto, além de assumir o papel de agente de mudança pela relevância da Braskem no universo das empresas químicas e petroquímicas brasileiras”, afirmou durante o evento.

A executiva também apresentou oportunidades que vêm sendo desenvolvidas a partir de parcerias tecnológicas e financeiras. Entre os projetos mencionados estão iniciativas de descarbonização com empresas como Siemens, Veolia, Combio, GE e Baker, além de novos empreendimentos na Bahia, como parques eólicos no interior do estado. Foram citadas ainda frentes voltadas a soluções de baixo carbono, incluindo hidrogênio verde, uso de biomassa e biometano como combustível e tecnologias de captura e armazenamento de CO₂.

“A transição energética justa tem como um vetor principal o cidadão, que é o nosso consumidor, com seus desejos, crenças e necessidades. O interesse por soluções menos poluentes é crescente, mas ainda há um espaço importante para que estejamos na mesma página em termos de conhecimento – e essa responsabilidade é nossa, do setor público e privado”, frisou.

Também participante do painel, a superintendente de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia Coelba, Maria Helena Monteiro, trouxe a perspectiva do setor elétrico, destacando o papel das distribuidoras na viabilização da transição energética. “Não existe transição energética sem investimentos robustos em rede, em inovação e em eficiência. Ao mesmo tempo em que ampliamos a infraestrutura para integrar novas fontes renováveis, precisamos garantir que essa transformação chegue de forma segura, estável e sustentável para o consumidor na ponta”, afirmou.

O mediador do painel, Marcos Rego, presidente da Associação Baiana de Energia Solar (ABS) e CFO do SDB Energia, reforçou a importância de um ambiente regulatório estável e de instrumentos financeiros que estimulem projetos de longo prazo em energias renováveis.

O evento – A programação do Avança Bahia 2025 incluiu ainda apresentações de Fabrízio Panzini (Amcham Brasil), que tratou das barreiras tarifárias às exportações baianas, debates sobre infraestrutura, desenvolvimento regional e competitividade com Lea Mattei (SECIS) e Rafael Valente (Grupo Civil), além do painel “A força das indústrias: Governança, Inovação e Pessoas”, moderado por Robson Sant’Ana (RS Advogados), reforçando o caráter estratégico do evento na discussão dos pilares do futuro econômico da Bahia.

Foto: Elias Dantas / Amcham Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.