

A Prefeitura detalhou, nesta sexta-feira (28), a edição de 2025 do Natal Salvador, que transformará o Centro Histórico num grande circuito de luz, fé e celebração entre 5 de dezembro e 6 de janeiro de 2026. A iniciativa busca fortalecer ainda mais o período festivo na cidade, unindo tradição religiosa, atrações culturais e forte impacto turístico. A coletiva de imprensa foi realizada no Casarão 17, no Terreiro de Jesus, com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e do diretor de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães. Durante a apresentação, a gestão municipal detalhou as ações, horários, circuitos e novidades desta edição do evento.
A novidade do dia foi o anúncio da Santa Missa celebrada pelo sacerdote paulista Frei Gilson, que ocorrerá no dia 25 de dezembro, às 19h, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A abertura ficará por conta da apresentação do Padre Jaciel, que sobe ao palco às 15h. No dia 26, às 17h, no mesmo palco, o cantor Roberto Carlos fará um show especial com entrada gratuita.
O Centro Histórico vai receber o desfile “Corte Soteropolitana do Menino Jesus” no grande corredor de som e luz instalado na Rua Chile, que volta a ser um dos pontos mais visitados do circuito. O cortejo contará com quatro carros alegóricos e cerca de 800 participantes, misturando elementos cristãos à identidade cultural da cidade. As apresentações acontecerão nos dias 5, 13, 14, 19, 20 e 21 de dezembro. Outro destaque é a tradicional árvore de Natal de 18 metros no Terreiro de Jesus, novamente equipada com a tecnologia Twinkly, sistema de LED inteligente de última geração.
O prefeito Bruno Reis afirmou que Salvador apresenta, mais uma vez, uma edição histórica do evento e se consolida como o maior Natal de rua do país, preparado tanto para a população que permanece na cidade no fim de ano quanto para os visitantes. “Não há, no Brasil, nenhuma programação de rua como a de Salvador. No dia 25, teremos a Santa Missa com Frei Gilson na Arena Canto da Cidade e, no dia 26, um show especial de Roberto Carlos, ambos gratuitos e viabilizados por patrocinadores. Salvador se posiciona como o melhor destino de fim de ano e segue para o Festival da Virada já no dia 27. Nossa programação vai atrair milhares de visitantes e turistas de todo o Brasil, mas, principalmente, vai ser um Natal histórico para a população da cidade de Salvador”, garantiu.
A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou a integração dos eventos de Natal e Réveillon e reforçou o caráter inclusivo da festa. “Este é o Natal da inclusão, do reforço ao Centro Histórico e de trazer todo mundo para cá. A cidade está linda e organizada para receber turistas e baianos. Integramos as programações do Natal e do Réveillon para garantir atividades todos os dias, fortalecendo a economia, gerando emprego e movimentando toda a cadeia produtiva. Este é um momento de alegria e acolhimento que faz de Salvador um dos destinos mais procurados do país no fim do ano”, disse.
O diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães, afirmou que o objetivo da programação deste ano é levar o espírito natalino a toda a cidade. “São mais de trinta avenidas decoradas com galhardetes iluminados que abraçam Salvador com as luzes do Natal. O Centro Histórico é o ponto alto da festa, mas diversas praças e regiões como Subúrbio, Cajazeiras e Pituba também recebem decoração especial. É o trabalho da Prefeitura levando a magia do Natal a todos os cantos da cidade”, afirmou.
As avenidas Oceânica, Suburbana, Vasco da Gama, Garibaldi, Centenário e ACM estão entre as vias que receberão iluminação cênica e decoração natalina, integrando os corredores mais movimentados da cidade ao clima festivo.
Programação – O Centro Histórico permanece como o núcleo da celebração e receberá a maior parte das atrações temáticas. A Rua Chile terá o maior corredor contínuo de som e luz do Brasil, com quase 400 metros e mais de 25 milhões de microlâmpadas sincronizadas com músicas natalinas. O Terreiro de Jesus receberá peças instagramáveis, show de lasers, iluminação especial da Catedral Basílica e da Igreja de São Domingos, além da Casa do Papai Noel e do Carrossel Mágico. O Largo do Cruzeiro de São Francisco terá o presépio oficial, e a Praça Thomé de Souza abrigará uma vila de artesanato, palco e cenografia especial.
As sacadas de prédios históricos no Pelourinho contarão com apresentações de corais e grupos infantis entre 7 e 13 de dezembro, sempre às 18h30. Na Praça Municipal, o Palco Anunciação exibirá coros e orquestras às 17h, de 5 a 25 de dezembro. Já o Palco Esperança reunirá corais das escolas municipais nos dias 9, 10, 11, 12, 15 e 16, sempre às 17h.
As vilas natalinas da Praça da Sé e do Largo do Santo Antônio Além do Carmo terão coretos decorados, quermesses e arenas infantis com oficinas e contação de histórias. A Casa do Papai Noel, na Faculdade de Medicina, funcionará diariamente das 17h às 22h, entre 5 e 25 de dezembro. No foyer da Prefeitura, será montado um espaço para um baile infantil voltado a crianças atendidas por instituições sociais, ampliando o caráter inclusivo e afetivo da festa.
A programação religiosa inclui ainda missas campais no Terreiro de Jesus, no Largo do Pelourinho e no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. O evento contará também com iniciativas paralelas, como a rota gastronômica Minha Ceia, o concurso de vitrines e o circuito de presépios montados por moradores e comerciantes do Centro Histórico.
Fotos: Betto Jr. / Secom PMS