sexta, 28 de novembro de 2025
Euro Dólar

CRE-TEA COMPLETA 9 ANOS COM MAIS DE 7 MIL PROFISSIONAIS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO MATRICIADOS NA BAHIA

João Paulo - 28/11/2025 09:30

No próximo dia 28 de novembro, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com TEA (CRE-TEA) completa 9 anos de atuação no fortalecimento da rede de cuidado e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Bahia. A unidade 100% SUS, tem ampliado sua atuação com foco no apoio matricial, com mais de 7 mil profissionais da rede de saúde e educação capacitados, além de promover a difusão de informações seguras sobre o TEA.

Durante esses nove anos, o CRE-TEA assumiu o papel de apoiar municípios e capacitar profissionais de saúde e educação, reforçando o acolhimento e o cuidado integral às pessoas com TEA em todo o estado. De acordo com levantamento atualizado, o Centro já matriciou 4.405 profissionais de saúde e 2.608 profissionais de educação, que se tornaram agentes multiplicadores de conhecimento, alcançando diversos municípios baianos, incluindo importantes polos regionais como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Itabuna e Alagoinhas.

Além das capacitações, o CRE-TEA desenvolve ações que ajudam os municípios a estruturarem fluxos de atendimento e melhorarem a comunicação com as famílias para o cuidado da pessoa com TEA ao longo da vida.

“O matriciamento nos aproxima das equipes que estão na ponta do atendimento. Nosso compromisso é oferecer apoio técnico e científico para que os profissionais se sintam seguros no acolhimento e na construção de projetos de cuidado que respeitem as singularidades de cada pessoa com TEA. Esse contato direto com os territórios possibilita identificar demandas reais e apoiar a elaboração de estratégias que considerem as especificidades de cada município,” destaca Vinicius Neiva, Supervisor Técnico de Matriciamento do CRE-TEA.

Neiva conta, ainda, que com a expansão do diálogo com a rede de atenção do SUS e com o setor educacional, o Centro reforça diariamente a importância de derrubar mitos, combater informações falsas e fortalecer práticas inclusivas. “São nove anos promovendo conhecimento e garantindo o direito ao cuidado de qualidade. A atuação acontece de forma contínua e integrada com as redes locais de saúde e educação, fortalecendo a capacidade de atendimento multidisciplinar e ampliando o acesso das pessoas com TEA a serviços qualificados em todo o estado. Seguimos firmes na missão de apoiar os municípios para que cada pessoa com TEA seja respeitada, compreendida e acolhida em sua totalidade,” afirma.

Os matriciamentos promovidos pelo CRE-TEA contemplam temáticas essenciais para o cuidado e inclusão, como identificação precoce do TEA, intervenções interdisciplinares, educação inclusiva, avaliação diagnóstica no TEA, sintomatologia do autismo, manejo de comportamento interferente, organização do cuidado na rede SUS e orientação familiar. Também são discutidos mitos e informações equivocadas que ainda circulam sobre o autismo, reforçando a necessidade de que educadores e profissionais de saúde se tornem propagadores de conhecimento correto, garantindo acolhimento digno e respeitoso às pessoas com TEA em todo o seu ciclo de vida.

Fundado em 2016, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), pioneiro no país, tem mantido o apoio matricial como um dos seus principais objetivos. O CRE-TEA é resultado de uma parceria da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). A unidade funciona no prédio que foi doado à entidade, no bairro do Campo Grande, em Salvador, onde funcionou a antiga Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.