sexta, 28 de novembro de 2025
Euro Dólar

BAMIN LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A ESTUDANTES DO ENTORNO DA FIOL1

João Paulo - 28/11/2025 08:51

Ao longo do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), estudantes e educadores da rede pública estão aprendendo sobre mudanças climáticas de uma forma tecnológica e divertida, por meio do jogo “Missão Climática: Jovens em Ação”. A atividade integra a nova etapa do Programa de Educação Ambiental nas Escolas, implementado pela BAMIN nos meses de novembro e dezembro, com o objetivo de aproximar a pauta climática da rotina das comunidades e estimular o engajamento dos jovens. A iniciativa compõe o Plano Básico Ambiental do Projeto Integrado Pedra de Ferro e reforça o compromisso com ações educativas contínuas nas áreas próximas ao empreendimento.

O ciclo de atividades teve início em 17 de novembro, com a formação de professores e analistas socioambientais no IFBA de Uruçuca. O treinamento, ministrado pela facilitadora Ana Luísa Cerqueira, do CIEDS — parceiro da BAMIN na implementação do programa — apresentou os fundamentos pedagógicos do jogo, além de técnicas de mediação e estratégias para potencializar o aprendizado colaborativo. A partir dessa capacitação, os participantes estão aptos a replicar o conteúdo em outros municípios, ampliando o alcance e a eficiência da aprendizagem relacionado à educação ambiental.

Para assegurar a continuidade das ações, cada instituição recebeu mochilas com todos os materiais necessários para a aplicação do jogo, que combina elementos interativos, narrativa futurista e desafios práticos. Cerca de 50 estudantes de três unidades — IF Baiano, em Uruçuca, Escola Municipal Banco do Pedro, em Ilhéus, e Escola Ana Silva, em Itagi — já participaram das primeiras sessões, marcadas pela curiosidade e entusiasmo dos alunos.

Desenvolvido pela Ecomove e pelo CIEDS, “Missão Climática: Jovens em Ação” é um escape game que transporta os participantes para o ano de 2100. Na história, a ativista Zuri envia recursos ao presente para evitar um colapso ambiental, desafiando os estudantes a assumir papéis profissionais, como urbanista, geógrafo, assistente social ou jornalista, e solucionar enigmas relacionados ao aquecimento global, à justiça climática, aos impactos em biomas e à desinformação. A dinâmica estimula o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a criação de soluções sustentáveis.

“Com essa abordagem inovadora, o Programa de Educação Ambiental nas Escolas se fortalece como instrumento essencial para a formação de jovens conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais do século 21”, destaca o diretor de Sustentabilidade da BAMIN, Marcelo Dultra.

Sobre o PEA nas Escolas

O Programa de Educação Ambiental (PEA) nas Escolas é uma iniciativa da BAMIN que promove a conscientização socioambiental entre estudantes da rede pública localizada ao longo do trecho 1 da FIOL 1. Por meio de atividades formativas, lúdicas e práticas, o programa aborda temas como conservação ambiental, sustentabilidade e mudanças climáticas, contribuindo para a construção de uma cultura ambiental crítica e para o fortalecimento das comunidades em seu território de atuação.

Sobre a BAMIN

A BAMIN faz parte do Eurasian Resources Group (ERG), grupo com atuação global no setor de recursos naturais, presente em 15 países. A empresa é responsável por projetos de mineração e logística na Bahia, como a Mina Pedra de Ferro, em Caetité; o Porto Sul, em Ilhéus; e o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), que ligará as duas cidades.

Crédito da foto: Ronny Brayner (divulgação BAMIN)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.