

Os índices futuros dos EUA operam perto da estabilidade nesta quinta-feira (27), em um dia de liquidez reduzida pelo feriado de Ação de Graças, que mantém os mercados à vista e de títulos fechados. As negociações serão retomadas amanhã, em um pregão encurtado que vai até as 15h (horário de Brasília). Na véspera, as bolsas de Nova York fecharam em alta pela quarta sessão consecutiva, impulsionadas por ações ligadas a tecnologia, particularmente de fabricantes de chips. Também no radar, o Livro do Bege do Federal Reserve (Fed) reforçou expectativas de alívio nos juros americanos.
Estados Unidos
O S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones caminham para suas melhores semanas desde o final de junho. O S&P subiu mais de 3% na semana até o momento, enquanto o Nasdaq, com forte presença de empresas de tecnologia, e o Dow Jones registraram altas de mais de 4% e mais de 2% no mesmo período, respectivamente.
QUERO MEU ACESSO
Os agentes do mercado continuam monitorando os catalisadores que podem afetar a próxima decisão sobre juros do Federal Reserve (Fed). Segundo a ferramenta FedWatch da CME , os traders estão precificando uma probabilidade superior a 80% de um corte de 0,25 ponto percentual em dezembro.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em alta, acompanhando os ganhos em Nova York, sustentados pelas expectativas de corte de juros do Fed e pela recuperação do setor de tecnologia.
Na frente de dados, os lucros industriais da China em outubro despencaram 5,5% em relação ao ano anterior. Os lucros nos primeiros 10 meses do ano subiram 1,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, contra um aumento de 3,2% no período de janeiro a setembro.
Europa
Os mercados europeus operam em baixa, sem a referência dos índices de Nova York, com investidores à espera da ata da reunião do Banco Central Europeu (BCE) de outubro, na qual os membros do conselho mantiveram as taxas de juros inalteradas, será divulgada ainda nesta quinta-feira.
Dados sobre o índice de confiança devem ser divulgados na Europa, e os mercados de commodities estão atentos a possíveis avanços em um acordo de paz na Ucrânia. Um dia após o anúncio do Orçamento britânico, o JPMorgan revelou planos para construção de um novo prédio em Canary Wharf, em Londres, em um projeto que contemplará investimentos de 9,9 bilhões de libras esterlinas para a economia local nos próximos seis anos, segundo o banco.
Commodities
Os preços do petróleo operam em baixa, à medida que traders acompanham os esforços para pôr fim à guerra na Ucrânia, enquanto aguardavam a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e alidos (OPEP+) neste fim de semana.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta nesta quinta, impulsionados pela desvalorização do dólar, embora os ganhos tenham sido limitados pela queda nos prêmios do minério na China, o que sinalizou uma demanda fraca pela commodity.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)