quarta, 26 de novembro de 2025
Euro Dólar

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUEM PARA RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DE SALVADOR

Victoria Isabel - 26/11/2025 16:58

A adoção de medidas mais sustentáveis na mobilidade urbana contribuiu para que Salvador fosse reconhecida como uma das 11 cidades do mundo que mais reduziram as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). A capital baiana, inclusive, é a única da América Latina a alcançar uma redução superior a 30%, de acordo com o mais recente relatório “Past the Peak: Accelerating Climate Action”, elaborado pela rede global C40 Cities.

O secretário municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, destaca a estratégia da pasta: “Salvador é uma das poucas cidades do Brasil que conta com um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, desde 2019. Esse plano nos norteou com metas ambiciosas para que alcançássemos bons resultados, reduzindo gradativamente as emissões ao longo dos últimos anos, sendo motivo de orgulho. Recebemos muito destaque, tanto nos eventos pré-COP30, no Rio de Janeiro, como na COP30, em Belém”, disse.

Entre as iniciativas previstas no plano e adotadas está a modernização da frota de ônibus, com motorização saindo de Euro 5 para Euro 6. A tecnologia reduz em até 77% os níveis de emissões de gases do efeito estufa, se comparado ao padrão anterior, além de reduzir ruídos e apresentar mais eficiência energética. Atualmente, a frota da capital baiana conta com 180 ônibus com tecnologia Euro 6.

Desde 2022, Salvador faz parte de uma iniciativa internacional e passou a contar com ônibus elétricos no BRT e também com o maior terminal de recarga de veículos elétricos em área pública do país. “Somando essas ações às bicicletas e aos patinetes, já evitamos uma redução de mais de 15 mil toneladas de emissão de gás carbônico em nossa cidade, o que mostra o nosso compromisso com a mobilidade sustentável”, afirma o secretário.

Metas – Atualmente, são mais de 1 mil patinetes em Salvador e mais de 50 estações de bicicletas compartilhadas. A cidade possui 300 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, e o Plano Cicloviário traz a meta ambiciosa de passar a contar com 700 km de malha até 2034, incentivando a mobilidade ativa.

Para os próximos anos, estão previstas a ampliação do BRT para os trechos Aeroporto e Estação Pirajá e a implantação do Teleférico Mané Dendê, ligando o Subúrbio Ferroviário ao Metrô de Campinas de Pirajá, com projeto concebido pela Fundação Mário Leal Ferreira e execução da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop).

As obras para a expansão do BRT já começam no próximo ano, e a previsão é de que tenham duração de 18 meses, para que em junho de 2027 os corredores já estejam ativos. “Na última semana, estivemos em negociação com o Banco Mundial para uma operação de crédito que vai possibilitar a aquisição de mais 100 ônibus elétricos, que integrarão os novos corredores. Os veículos do corredor Aeroporto terão como ponto de partida a Pituba, e vão seguir pela Orla, passando pela Dorival Caymmi. Já os veículos do trecho Estação Pirajá passarão pelas avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa. Essa aquisição posiciona Salvador também como uma das maiores frotas da América Latina e do país em eletromobilidade”, afirmou o secretário.

Outras iniciativas – Desde o final de outubro, a Prefeitura está realizando testes em uma linha experimental no Centro Histórico, utilizando ônibus 100% elétrico. O veículo da TEVX Higer, modelo Azure 9, é um pouco menor que os convencionais, com nove metros de comprimento, e liga a Praça da Sé ao Campo Grande, numa linha circular.

Além disso, o ônibus conta com ar-condicionado elétrico, vidros com proteção UV e entradas USB nos bancos e balaústres. O piso é totalmente baixo, com sistema de ajoelhamento, que permite inclinação para o lado da porta, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, principalmente aqueles com mobilidade reduzida. Durante os testes, estão sendo parametrizados indicadores para que aquisições futuras sejam viabilizadas.

Há dois anos, Salvador conta com o maior terminal de recarga elétrica de veículos em área pública do Brasil, localizado ao lado da Estação Rodoviária do BRT, para uso exclusivo dos ônibus elétricos do modal. O terminal possui capacidade para carregar até 20 ônibus simultaneamente, com uma recarga completa em até três horas e meia.

“O eletroterminal contribui para que os ônibus que circulam no roteiro do BRT tenham mais eficiência na operação, porque está situado ao lado da Estação Rodoviária do BRT, e o ônibus não precisa se deslocar para uma garagem para recarregar. Ele faz na própria região, o que garante zero quilometragem ociosa e contribui também para a sustentabilidade”, avalia o secretário Pablo Souza.

O secretário reforça o cuidado com as pessoas durante a concepção dos projetos e programas para a mobilidade. “Nós temos, por exemplo, o programa Mulheres no Volante, que capacita mulheres para serem motoristas dos coletivos da cidade e para outras profissões relacionadas à manutenção dos veículos. Hoje há mulheres fazendo manutenção do ar-condicionado e de caixa de motor, por exemplo. Esse programa foi premiado, tanto no evento Cidades Inteligentes, em Curitiba, como mais recentemente em São Paulo. São iniciativas que ampliam a visão de sustentabilidade”, complementa.

Fotos: Divulgação / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.