

A demanda por treinamentos de liderança cresceu de forma consistente no Brasil e na Bahia. O relatório Panorama do Treinamento no Brasil aponta que os investimentos corporativos em T&D aumentaram 34% recentemente, com 33% das ações voltadas a gerência/supervisão e 18% a alta liderança. No cenário global, o setor de desenvolvimento de líderes movimentou US$ 37,4 bilhões em 2024 e deve chegar a US$ 79 bilhões até 2033, segundo projeções internacionais.
A tendência acompanha diagnósticos do World Economic Forum, que lista “liderança e influência social” e “aprendizado contínuo” entre as competências que mais crescerão até 2027. Já estudos do LinkedIn indicam que soft skill, especialmente comunicação e gestão de pessoas, seguem como prioridade para empresas de todos os setores.
Nesse contexto, o Grupo Vazk (@grupovazk), que conduz as mentorias pelo país e em Salvador, efetua um novo treinamento para líderes da Claro, com foco no novo papel da liderança na companhia. O encontro trabalha temas como:
A formação, guiada por Lucas Vazk (@lucasvazk), incluiu também o módulo A Nova Era da Liderança, que destaca líderes que se desenvolvem continuamente, treinam com frequência e entendem que o aprendizado constante é parte do trabalho.
“O conteúdo foi atual, dinâmico e fez muito sentido para a equipe. A linguagem era muito próxima da nossa realidade. O objetivo foi atingido. Gostei muito da forma como o conteúdo foi trabalhado”, exclama Vandrécia Lima, diretora comercial da UpLive Claro.
Flávio Peneluc, supervisor, afirmou ter se emocionado durante o processo: “Chorei, porque tocaram em pontos importantes para mim. Hoje vejo onde tenho que melhorar”. Pessoas da equipe Claro também sinalizaram destravamento de processos após o treinamento.
Lima conclui afirmando que o grupo já estuda apresentar à diretoria um projeto derivado do encontro para dar continuidade às ações.