

As oficinas educativas do projeto “O ECA Vai à Escola – Racismo não é bullying”, integrando a programação do Salvador Capital Afro, foram iniciadas nesta segunda-feira (24), na Escola Municipal Permínio Leite, localizada no Dois de Julho. Durante a abertura das atividades, cerca de 100 alunos do 1º ao 5º ano assistiram a palestras e participaram de dinâmicas interativas.
O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e reforça o compromisso da gestão pública municipal com a promoção dos direitos das crianças e o enfrentamento ao racismo e ao bullying desde a primeira infância. Os debates serão realizados em mais duas escolas da rede até sexta-feira (28).
O “O ECA Vai à Escola – Racismo não é bullying” tem como propósito esclarecer, de forma lúdica e pedagógica, que o racismo é uma violação de direitos prevista em lei e não pode ser confundido com conflitos cotidianos ou brincadeiras entre crianças, o que caracteriza o bullying.
As ações do projeto integram o Salvador Capital Afro, que é um conjunto de ações afirmativas da gestão municipal voltadas à valorização da cultura negra, ao fortalecimento da identidade afro-soteropolitana e à promoção de políticas públicas antirracistas.
Na quinta-feira (27), a iniciativa acontecerá na Escola Municipal de Ilha de Maré, na Comunidade de Praia Grande, também das 10h às 11h30. Encerrando o ciclo, na sexta (28), a oficina chega à Escola Municipal Cosme de Farias, situada na Rua Galdino Franklim Bandeira, no bairro de Nazaré, no mesmo horário das demais.
Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS



