sexta, 21 de novembro de 2025
Euro Dólar

GRUPO FORMADO POR SEIS ONGS PROMOVE AÇÃO SOLIDÁRIA NO DIA DE DOAR EM SALVADOR

João Paulo - 21/11/2025 09:31

A solidariedade vai ocupar espaço de destaque em Salvador no dia 2 de dezembro. O grupo “Seis Vozes, uma Causa”, formado por organizações sociais baianas com diferentes áreas de atuação, promove uma grande mobilização pelo Dia Mundial de Doar, das 10h às 18h, na Associação Vale dos Rios (Rua Arthur Fraga, s/n, Stiep). O evento reunirá apresentações, bate-papos e transmissões ao vivo pelo Instagram (@seisvozesumacausa), além de um coffee break aberto ao público.

Criado para unir forças e fortalecer a atuação de entidades que já transformam vidas em Salvador e região metropolitana, o movimento representa uma nova forma de engajamento social. O grupo integra instituições que atuam em saúde, esporte, cultura, empreendedorismo, meio ambiente e assistência social, com o objetivo de ampliar o alcance das ações e estimular a cultura da doação.

Com o lema “Seis Vozes, uma Causa”, o grupo é composto pela Associação Todo Dia é Rosa, o Instituto Catalizes, o Centro de Educação e Empreendedorismo Social (CEES), o Instituto Semeadores Mirins, o Instituto Vida e a Feira CBX. Juntas, essas organizações já beneficiaram mais de duas mil famílias, quase 1.700 crianças e adolescentes, duas mil mulheres (80% delas negras, com deficiência ou em condição atípica) e 1.200 micro e nanoempreendedores.

“Nosso propósito é unir e fortalecer organizações que atuam em diferentes frentes, mas com um mesmo objetivo: transformar vidas e inspirar a solidariedade como valor coletivo”, destaca o manifesto do grupo, que busca se consolidar como a principal rede de apoio e referência em solidariedade na Bahia.

Todo Dia é Rosa – Na área da saúde e autoestima, a Associação Todo Dia é Rosa, liderada pela esteticista e micropigmentadora Márcia Barreto, presta atendimento gratuito a pacientes oncológicas que perderam cabelos, pelos ou mamas durante o tratamento. A ONG oferece micropigmentação de sobrancelhas, lábios, olhos e auréolas, além de próteses de mamilo e perucas com cabelo natural doado.

Também promove workshops de automaquiagem, cursos profissionalizantes, encaminhamento para exames e consultas pelo SUS, além de realizar o Chá das Rosas, encontro de apoio emocional e espiritual. “Queremos expandir nossos serviços para atender também familiares das pacientes. Para isso, precisamos de um reforço nas doações e o Dia de Doar é a melhor oportunidade para isso”, afirma Márcia.

Catalizes – O Instituto Catalizes, fundado pela assistente social Gabriela Macedo, tem como missão capacitar e fortalecer organizações do terceiro setor — ONGs, igrejas e associações — por meio de mentorias, assessorias e consultorias em gestão, transparência e captação de recursos.

Alguns clientes do Instituto Catalizes são: Médicos Sem Fronteiras, Associação Brasileira de Neuromielite Óptica, Igreja do Bonfim e Festival do Parque. “Nosso objetivo é sistematizar e profissionalizar as instituições sociais para que possam ampliar seu impacto e atuar de forma alinhada às leis e políticas públicas por meio da gestão social, técnica e humana, ampliando e diversificando suas fontes de renda”, explica Gabriela, que também é Embaixadora da Saúde do Instituto Sabin e Mentora da Rede Mulher Empreendedora.

CEES – Já o Centro de Educação e Empreendedorismo Social (CEES), presidido por Bruna Cardoso, atua em comunidades de Salvador com projetos de educação, capacitação e geração de renda, voltados especialmente para mulheres, crianças e jovens. Entre os projetos, destacam-se o “Gingar Capoeira”, que une esporte e cultura, e o “Beleza em Ação”, que forma profissionais para o mercado de estética e beleza.

“Acreditamos que quando uma mulher tem apoio e espaço para crescer, toda a comunidade floresce. Nosso trabalho é transformar realidades e reacender a esperança”, diz Bruna Cardoso.

Semeadores Mirins – O Instituto Semeadores Mirins, presidido por Rosana Cerqueira, utiliza o esporte e a arte como ferramentas de transformação. Localizado em Sete de Abril, atende crianças e adolescentes de 03 a 18 anos e adultos a partir de 19 anos com aulas de futebol, leitura, teatro, violão, dança, coral e boxe.

“Queremos mostrar que sonhos são possíveis e que é possível crescer com respeito, caráter e dignidade. Já conquistamos dois títulos internacionais no futebol, mas sem doações, não dá para seguir avançando”, afirma Rosana.

 

Vida – No campo do desenvolvimento humano, social e comunitário, o Instituto Vida, presidido por Joselito Pereira, atua em comunidades vulneráveis com ações de saúde, educação, esporte, cultura e inclusão, focado em transformar vidas e fortalecer territórios. Representante da Oliveira Foundation (ONG dedicada à educação socioemocional e formação de líderes) e embaixador da Gerando Falcões, Joselito lidera iniciativas de educação, capacitação profissional, geração de renda e inovação social, oferecendo mentorias que estimulam o protagonismo juvenil.

Também é diretor da Frente Nacional de Negros e Negras, onde combate o racismo e promove a igualdade racial. “O propósito do Instituto Vida é abrir caminhos para famílias vulneráveis, acreditando que a verdadeira transformação surge quando a sociedade se une por um propósito coletivo”, afirma.

Feira CBX – Com foco na economia criativa e geração de renda, a Feira CBX desenvolveu um ecossistema de impacto social fundado e liderado por mulheres, mães, empreendedoras da CBX – Cidade Baixa, para fomentar o empreendedorismo social como meio de inclusão e acesso ao conhecimento, à economia circular como gerador de renda e à sustentabilidade emocional, financeira, cultural e ambiental.

A Feira CBX cuida dos empreendedores de forma integral por meio de cuidados com a saúde, capacitações e mentorias, além de promover eventos e realizar curadoria dos empreendedores para outras Feiras. 60% dos empreendedores da Feira CBX são mulheres PCDs e atípicas. Hoje a Feira CBX faz parte do Ciclo do Cuidado, oferecendo gratuitamente consultas e exames para os associados.

Doar é multiplicar – As seis instituições que integram o movimento acreditam que doar é mais do que um ato de generosidade — é um gesto de continuidade e esperança. Durante o evento, o público poderá fazer doações presenciais e participar das transmissões ao vivo pelo Instagram (@seisvozesumacausa). Outras formas de contribuir estão disponíveis nos perfis das organizações no Instagram: @tododiaerosa, @institutovidasocial, @ongsemeadoresmirins, @institutocatalizes, @soumaiscees e @feiracbx.

“Nossa meta é inspirar uma nova cultura de doação. Quando a sociedade se mobiliza, todos ganham, principalmente quem mais precisa”, reforça o grupo. No Dia Mundial de Doar, todas as vozes se unem em uma só causa: fazer o bem ecoar ainda mais longe.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.