

A forte chuva que atingiu Salvador na tarde desta quinta-feira (20), feriado da Consciência Negra, provocou alagamentos, deslizamento de terra e queda de árvore em diferentes regiões da cidade. Em apenas uma hora, o volume de água chegou a 80 milímetros — o equivalente a 75% da média prevista para todo o mês, de 108,2 milímetros, segundo a Defesa Civil (Codesal).
Os pontos mais afetados foram Iguatemi, Lucaia, Vale do Canela, Federação, Barra e Rio Vermelho. Na Avenida Luís Eduardo Magalhães, houve deslizamento de terra acompanhado da queda de uma pequena árvore.
A Codesal registrou, até a última atualização, 21 ocorrências no sistema de monitoramento. As principais foram ameaça de desabamento (7), desabamento de muro (4), deslizamento de terra (3), infiltração (2), além de casos isolados de ameaça de deslizamento (1), destelhamento (1), desabamento parcial (1), avaliação de área (1) e orientação técnica (1). Centro, Brotas e Pau da Lima concentram os maiores impactos.
O diretor do órgão, Sosthenes Macedo, reforçou que “todas as nossas equipes estão em regime de plantão, atuando 24 horas por dia” e orientou a população a acionar o disque 199 em caso de risco. Por causa do temporal, a Capitania dos Portos suspendeu as travessias marítimas entre Salvador e Mar Grande, e entre Salvador e Morro de São Paulo. Não há previsão de retomada.



