

O confronto desta quinta-feira (20), às 18h, na Arena Fonte Nova, carrega um tabu histórico favorável ao Bahia. O Tricolor de Aço jamais perdeu como mandante para o Fortaleza na Série A, sendo este o adversário nesta 34ª rodada da competição nacional.
Apesar de um retrospecto curto entre os dois times nordestinos envolvendo confrontos do Brasileirão, a vantagem em Salvador é totalmente para o lado do tricolor baiano.
Ao todo, são 6 jogos disputados, com os seguintes números:
O histórico completo de jogos entre os times na Fonte Nova pela Série A
Esquadrão e “Laion” se enfrentaram pela primeira vez na primeira divisão nacional somente em 2003. Naquele mesmo ano, o Bahia foi rebaixado. Depois disso, O Fortaleza caiu para a Série B em 2006 e só retornou em 2019.
O primeiro confronto aconteceu na antiga Fonte Nova e os demais na Arena Fonte Nova:
Números reforçam a busca do Bahia por mais um triunfo
Além do tabu, os números atuais do Brasileirão reforçam a obrigação do Bahia de entrar em campo como franco favorito, uma vez que possui o retrospecto de melhor aproveitamento como mandante da competição.
O contraste com o Fortaleza, que figura entre os piores visitantes da Série A, amplifica a pressão sobre o time cearense.
A última vez que o Fortaleza conseguiu sair com um triunfo de Salvador, contra o Bahia, em qualquer competição, foi em 2023, pela Copa do Nordeste.
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia