quinta, 20 de novembro de 2025
Euro Dólar

BANCO DE BRASÍLIA FAZIA PARTE DAS FRAUDES DO BANCO MASTER, DIZ MINISTÉRIO PÚBLICO

Redação - 20/11/2025 06:54

A tentativa da cúpula do BRB (Banco Regional de Brasília) de comprar o Master não foi um ato de camaradagem nem uma manobra para salvar a instituição financeira privada, mas uma tentativa deliberada de “ocultar crimes graves contra o sistema financeiro nacional e contra o patrimônio público do Distrito Federal”.

A afirmação é do Ministério Público Federal e consta na representação enviada à Justiça Federal à Justiça Federal que pede prisão preventiva, temporária e bloqueio de bens de dirigentes das duas instituições.

O procurador Gabriel Pimenta Alves detalha um intrincado esquema de aportes ilegais do BRB no Master, que teria começado, ao menos, em 2024. As duas entidades enviaram, segundo o MPF, documentos falsos para o Banco Central, que identificou a fraude e fez uma representação criminal ao Ministério Público e à Polícia Federal.

O procurador afirma que havia falsificação grosseira. Segundo os investigadores, o BRB, que tentou comprar o Master até setembro deste ano, quando a operação foi definitivamente bloqueada pelo Banco Central, não queria apenas auxiliar a entidade privada, mas encobrir repasses ilegais de recursos que já havia feito com base em uma carteira de clientes falsa.

A peça mostra que o próprio presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, hoje afastado do cargo pela Justiça, disse ter comprado R$ 8 bilhões em carteiras de crédito do Master em 2024.

Para o Ministério Público Federal, portanto, a direção do BRB tentou comprar o Master para escamotear os aportes que já tinha feito no banco com base em dados “grosseiramente falsificados.”

“Mais do que isso: a circunstância de a direção do BRB, mesmo após o conhecimento inequívoco da insubsistência das carteiras cedidas pelo Banco Master, não ter pleiteado, por qualquer forma, a devolução dos valores repassados, demonstra a existência de dolo por parte de seus membros, bem como o vínculo subjetivo com os gestores do Banco Master.”(Uol)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.