

Técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que integram o programa Agente Vida Nova passaram por capacitação nesta quarta-feira (19), no auditório da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
Implementado pela Prefeitura de Salvador com o objetivo de acompanhar famílias de Salvador em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Agente Vida Nova faz parte de um pacote de 25 ações integradas de assistência social chamado Vida Nova, lançado em 2024.
O titular da Sempre, Júnior Magalhães, explica que a capacitação dos agentes serve para aproximar ainda mais a população vulnerável dos serviços e políticas públicas sociais da gestão municipal. “Essa qualificação envolveu educadores sociais, coordenadores, técnicos de nível superior, o setor administrativo. O objetivo foi sanar todas as dúvidas, como a utilização do sistema, visitas institucionais e mapeamento de rede socioassistencial, de forma a resultar em uma prestação de serviço com excelência para as comunidades”, afirma.
Novas funcionalidades – Para Bianca Moreira Alves, integrante da equipe de suporte do Sistema Vida Nova, as capacitações continuadas dos servidores são muito importantes. “Para eles, é essencial verificar novos procedimentos, sem estar na correria dos atendimentos, para que o trabalho continue sendo feito de forma essencial”, diz.
A assistente social Doroney Aves, do Cras Fazenda Grande, reforça a relevância da atividade. “É aqui que nós tiramos as dúvidas, aprendemos. Por exemplo, hoje estamos tirando dúvidas na prática sobre o sistema, que muitas vezes não dominamos, o que nos permite descobrir novas funcionalidades e melhorar o atendimento”, afirma.
Vida Nova – Com investimento municipal de R$ 200 milhões, o projeto de assistência social Vida Nova foi desenvolvido pela Sempre, com base no Censo das Pessoas em Situação de Rua. Os agentes Vida Nova são profissionais de desenvolvimento social que acompanham as famílias incluídas no CadÚnico na capital baiana, aproximando a população vulnerável dos serviços e políticas públicas sociais disponibilizadas pelo município.
“O programa Vida Nova visa combater a pobreza, enxergando-a como um problema multifatorial e multidimensional. Atuamos de forma integrada e transversal, com todas as secretarias da Prefeitura, entendendo que é possível vencer a pobreza através de políticas de emancipação e de oportunidades para as comunidades mais carentes. A estratégia não se limita a oferecer o Cadastro Único ou a segurança alimentar através de restaurantes populares, mas também inclui qualificação profissional, acesso a educação, saúde, cultura e moradia digna”, reitera Júnior Magalhães.
Fotos: Otávio Santos / Secom PMS