

Os índices futuros dos EUA operam com ligeira alta nesta quarta-feira (19), após novo tombo das ações de tecnologia na véspera, enquanto investidores adotam cautela antes do balanço da Nvidia. O mercado questiona a força da alta impulsionada pela inteligência artificial neste ano, diante de avaliações esticadas, sinais de desaceleração, maior depreciação ligada à IA e aumento na emissão de dívidas pelas big techs. Os investidores também aguardam resultados das gigantes do varejo, como a Target e Lowe’s na manhã desta quarta-feira. Os números fornecerão uma visão mais clara de como está o consumo, especialmente considerando a falta de dados econômicos nas últimas semanas devido à paralisação do governo americano.
Estados Unidos
Outro potencial catalisador é a decisão sobre juros do Federal Reserve (Fed) em dezembro. Os investidores estão menos convictos de um novo corte de juros, com os swaps agora indicando uma probabilidade inferior a 50% de uma redução em dezembro. Diversos membros do Fed alertaram recentemente contra um corte de juros, citando o risco de inflação, embora o presidente do Fed, Christopher Waller, tenha reiterado sua opinião favorável à redução das taxas de juros. Nesse contexto, a ata da reunião de outubro do Fed, que será divulgada hoje, será analisada minuciosamente para se obter uma compreensão da dinâmica de um Fed dividido, onde os membros defendem respostas políticas diferentes em relação aos dados de inflação e emprego.
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta quarta, acompanhando as quedas em Wall Street, com as preocupações sobre a avaliação das empresas de inteligência artificial pressionando as ações de tecnologia. A China informou que está suspendendo as importações de frutos do mar japoneses, disse nesta quarta-feira um alto funcionário do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão.
Europa
Os mercados europeus operam em baixa, com dúvidas persistentes sobre as ações de tecnologia, enquanto os investidores aguardam ansiosamente os resultados da Nvidia. Já a inflação do Reino Unido em outubro caiu para 3,6% na base anual, aumentando as chances de um corte na taxa de juros pelo Banco da Inglaterra antes do Natal. O resultado, divulgado uma semana antes do crucial Orçamento de Outono do governo , ficou em linha com as expectativas dos economistas.
Commodities
Os preços do petróleo operam em baixa, após um aumento dos estoques nos EUA ajudando a compensar as preocupações com as consequências das sanções ocidentais contra a Rússia. As cotações do minério de ferro na China fecharam no nível mais alto em mais de duas semanas, impulsionados pela forte demanda chinesa e pela queda na oferta doméstica.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)
Divulgação / Pixabay



