

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (17) que a ministra da Cultura, Margareth Menezes, tem demonstrado maior “desenvoltura” no cargo e brincou que ela “parece querer ser candidata” nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante a cerimônia de envio do novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso Nacional, no Palácio do Planalto.
“Vocês perceberam que ela já está com uma desenvoltura, parece que ela está querendo ser candidata a alguma coisa”, disse Lula no evento. Ele afirmou ainda que Margareth chegou ao governo como uma “mulher muito inibida”, mas que ganhou confiança ao falar em público. “A gente pensa que artista sabe lidar com microfone. Eles sabem [lidar com microfone] para cantar, mas para falar são um desastre”, brincou o presidente. A ministra riu da fala.
Durante a cerimônia, Lula assinou o projeto de lei que define as diretrizes do Plano Nacional de Cultura pelos próximos dez anos. O texto será analisado primeiro pela Câmara dos Deputados e, se aprovado, seguirá para o Senado antes da sanção presidencial.
A proposta estabelece princípios para as políticas culturais no país, incluindo o direito universal à produção cultural e o reconhecimento de matrizes indígenas e afro-brasileiras como elementos essenciais da cultura nacional.
Foto: Ricardo Stuckert/PR



