

Em 2025, a Black Friday acontecerá no dia 28 de novembro, tradicionalmente, a última sexta-feira do mês de novembro. Porém, as promoções e benefícios começam bem antes. Para entender se vale a pena adquirir produtos antes da data do evento de descontos ou se compensa resistir à tentação, Jeff Patzlaff, planejador financeiro e especialista em investimentos, avalia que, às vezes, a compra antes da Black Friday pode valer a pena. “Muitas lojas, sabendo que todo mundo está de olho nos preços, começam a soltar promoções reais antes da data oficial para tentar garantir a venda. O importante é não sair comprando no primeiro desconto que aparece”, afirma.
Daniele Cardoso, planejadora financeira, consultora de investimentos e sócia da Fórum Investimentos, indica que geralmente o ideal é deixar os produtos que o consumidor precisa comprar no carrinho e acompanhar. Ela acredita que os preços podem ser muito bons antes da última sexta-feira do mês de novembro. Cardoso sugere conferir e pesquisar antes de comprar o mesmo produto em buscadores de preços como:
Ela também aconselha conferir no Reclame Aqui quando o anunciante for uma empresa desconhecida.
A planejadora financeira também deu algumas dicas que podem ajudar a não sofrer prejuízos na Black Friday. A recomendação principal se refere à atenção a alguns detalhes simples, mas que podem fazer diferença para uma compra segura.
Veja as dicas de segurança:
Usar o VPN e ter um antivírus para não cair em golpes, além de te proteger o aparelho em que está fazendo as buscas e as pesquisas de preços. Ela alerta ainda que muitas empresas fazem anúncios de promoções enganosas, em que ofertam desconto somente na tela do anúncio.
Foto: Agência Brasil