

A reestruturação da Ford no Brasil transformou Camaçari em polo global de engenharia. A Ford trocou a operação de manufatura por um centro estratégico mundial de engenharia e desenvolvimento.
Quem afirma é Martín Galdeano, CEO da Ford na América do Sul, durante uma participação no programa Radar Times, caracterizando uma nova etapa da montadora no país.
Segundo ele, o Centro Técnico de Camaçari reúne mais de 1.500 engenheiros, o dobro que em 2021, e especialistas, responsáveis por criar tecnologias e projetos que serão aplicados em veículos globais, ampliando a relevância da engenharia brasileira no mapa mundial da companhia.
Ele acrescentou que a equipe de engenharia instalada na Bahia já responde por aproximadamente 30% a 35% da tecnologia aplicada nos veículos da Ford ao redor do mundo. E ressaltou ainda que o local atrai profissionais jovens e altamente qualificados, responsáveis por desenvolver tecnologias não apenas para a próxima geração de veículos, mas para duas gerações adiante.
Segundo o CEO, a empresa inaugura em abril um novo edifício em Camaçari, com capacidade para mais 800 engenheiros, ampliando o peso da estrutura regional no pipeline de desenvolvimento global.
O executivo também destacou que tecnologias de motorização e conectividade estão sendo desenvolvidas no Centro Técnico de Camaçari. Como exemplo, mencionou o anúncio recente da produção de uma Ranger híbrida plug-in com tecnologia flex, revelada durante a visita do CEO global da Ford à região.
Segundo Galdeano, toda a tecnologia associada ao etanol foi desenvolvida pela equipe brasileira, reforçando o papel da engenharia nacional na inovação e na adaptação dos veículos a diferentes mercados.