

De agosto para setembro de 2025, as vendas do varejo na Bahia cresceram 2,4%, na comparação livre de influências sazonais (que desconsidera os efeitos de eventos recorrentes, como o Natal, Páscoa etc.). Foi o terceiro resultado positivo consecutivo para o comércio do estado, acelerando em relação ao registrado na passagem de julho para agosto (0,8%).
O comércio baiano teve desempenho superior ao do Brasil, onde houve variação negativa nas vendas (-0,3%) entre agosto e setembro, e apresentou o 3º melhor resultado nesse comparativo, abaixo apenas de Tocantins (3,2%) e Amapá (2,9%). Houve avanços em 11 das 27 unidades da Federação. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.
Na comparação de setembro/25 com setembro/24, as vendas do varejo na Bahia também seguiram em alta (5,9%), registrando o sexto aumento seguido nesta comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi, também, um crescimento acima do nacional (0,8%) e o 3º maior entre as 20 unidades da Federação com resultados positivos, abaixo somente de Amapá (10,0%) e Rio Grande do Norte (7,9%).
Com os resultados do mês, as vendas do varejo baiano seguiram em alta no acumulado no ano de 2025 (1,4%). O resultado é quase idêntico ao registrado no Brasil como um todo (1,5%) e apenas o 17º crescimento entre os 23 estados com resultados positivos. Os maiores aumentos das vendas ocorreram em Amapá (7,4%), Santa Catarina (5,9%) e Paraíba (5,5%).
No acumulado nos 12 meses encerrados em setembro, as vendas do varejo baiano também crescem (2,6%) acima do indicador nacional (2,1%), apresentando o 13º avanço entre as unidades da Federação, 25 das quais tiveram resultados positivos, lideradas por Amapá (8,0%), Paraíba (6,9%) e Santa Catarina (5,5%). Só Rio de Janeiro (-1,2%) e Tocantins (-0,9%) têm quedas nesse indicador.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil