

A conta de luz continua sendo um vilão para o bolso do consumidor, porém existem alguns aparelhos que estão um pouco acima desse padrão normal de consumo e estão consumindo mais energia do que necessitariam. O grande vilão da vez é o forno elétrico. O aparelho doméstico é o que mais consome energia dentro das residências, com o equivalente a 65 aparelhos de geladeira ligados simultaneamente. Seu consumo pode seguir mesmo desligado no modo stand-by, quando segue ligado à tomada, porém sem utilização.
Estudos apontam que o forno elétrico pode consumir entre 2.000 e 5.000 watts por hora, gerando um gasto mensal de 40 a 90 quilowatts-hora, mesmo com a variação de modelos disponíveis no mercado. Isso acontece porque o eletrodoméstico concentra uma grande energia de calor, tanto no pré aquecimento, quanto no tempo estimado para assar os alimentos. Seu uso frequente, associado a potência e tamanho contribuem para uma conta mais salgada no fim do mês.
Comparada com o forno, uma geladeira possui um consumo médio de 300 a 800 watts por hora, pois o aparelho trabalha em uma temperatura estável e não suga energia de superaquecimento, mantendo os alimentos conservados e em bom estado.(A Tarde)
Foto: Ilustrativa | Freepik