

Ofertado gratuitamente pelo Instituto Yduqs em parceria com o Centro Universitário Estácio Salvador, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos conclui mais uma etapa de aulas reforçando o compromisso com o resgate da cidadania de pessoas que, por diferentes motivos, não tiveram acesso à escolarização na idade adequada. A iniciativa reafirma o compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento humano, pilares fundamentais das duas instituições. A confraternização para a entrega dos certificados dos estudantes contemplados pelo programa no ciclo de 2025 acontece na próxima quinta-feira, 13 de novembro às 15h30, no campi Gilberto Gil do Centro Universitário Estácio Salvador, no Stiep. As inscrições para o ano de 2026 já estão abertas.
“A alfabetização não se limita apenas ao aprendizado das letras e palavras, mas também envolve o desenvolvimento de competências críticas, como a interpretação de textos, a capacidade de expressão, a compreensão de informações cotidianas necessárias para o exercício da cidadania e até o letramento digital”, salienta Marialva Gargur, coordenadora do projeto na capital baiana. O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos é dividido em dois módulos. O módulo II, voltado para a prática de leitura, escrita e interpretação de texto, foi elaborado pela equipe buscando atender aos alunos que desejavam ampliar a capacidade de leitura e escrita, após o término da primeira etapa.
Na sala de aula, muitos dos alunos, encontram um ambiente acolhedor, alegre e rico de aprendizado e incentivo. Marcos da Costa, 53 anos, é um deles. Ele veio de São Paulo em busca de uma nova vida na capital baiana. Já sabia ler e escrever com dificuldade já que teve que abandonar a escola para ajudar a mãe a garantir o sustento da casa. Ele conta que está concluindo o curso com o coração apertado pelos bons momentos de convivência ao lado dos colegas e professores do Centro Universitário Estácio. “É difícil acreditar que essa jornada chegou ao fim, mas estou ansioso para ver o que o futuro reserva. Vocês não apenas me ensinaram matérias, mas também valores. Agradeço por proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante. Aqui, descobri minhas paixões e desenvolvi habilidades que levarei para a vida toda”, declarou o estudante em uma mensagem por escrito que emocionou toda a equipe.
O Instituto Yduqs, responsável por iniciativas sociais em várias instituições de ensino superior, abre inscrições para novas turmas em 2026. Interessados podem se dirigir pessoalmente até a secretaria do Centro Universitário Estácio, em Salvador, no bairro do Stiep. As aulas são totalmente gratuitas e contam com material didático fornecido pela instituição. A pedagoga Marialva Gargur, coordenadora do projeto, destaca a importância da proposta e seu impacto direto na vida dos participantes. Segundo ela, a alfabetização e o letramento representam mais do que o acesso à leitura e escrita — são caminhos de autonomia e transformação. “Muitos alunos, mesmo após concluírem o curso, pedem para continuar participando das aulas. Aqui, eles têm contato com informática, trabalham interpretação de textos e conseguem se reconhecer nas situações cotidianas apresentadas. O aprendizado, assim, se torna contínuo e significativo na trajetória de cada um”, afirma a educadora.
Combater o analfabetismo é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entusiasta do papel transformador da educação, Marialva Gargur destaca que o programa conta com a participação de mais de 70 integrantes, entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciatura da Estácio. Nos primeiros seis anos de atuação, o projeto já formou mais de 2000 estudantes, com idades entre 20 e 70 anos, em 14 campi da Estácio distribuídos por todo o país. Os interessados em participar devem comparecer à secretaria do Centro Universitário Estácio, no bairro do Stiep, portando documento de identidade. As inscrições serão realizadas presencialmente na própria instituição o através do site da Estácio.
Foto: Divulgação