

As operações de transporte marítimo de cargas entre portos de um mesmo país, utilizando o litoral como referência, conhecidas como cabotagem, estão na pauta dos administradores de portos pelo Brasil. Isso porque a Lei nº 14.301/2022 que regulamenta a modalidade foi aprovada.
O portal Bahia Econômica conversou com alguns representantes de portos brasileiros que estiveram presentes na segunda Conferência Nacional de Usuários dos Transportes de Cargas – CONUT, que aconteceu, dia 7 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), para entender a importância do projeto BR do Mar
Criado pela Lei nº 14.301/2022, o BR do Mar é um programa federal brasileiro, com o objetivo de incentivar o transporte de cargas entre portos do território nacional, por vias marítimas. Ele faz parte da política de modernização da logística e infraestrutura portuária do Brasil. Os objetivos principais do projeto são: aumentar a oferta de transporte por cabotagem no Brasil, reduzir custos logísticos em comparação com o transporte rodoviário, desonerar e simplificar o uso de embarcações estrangeiras, estimular a concorrência e a entrada de novas empresas no setor e diminuir a emissão de gases poluentes, por meio de modais mais sustentáveis.
Em entrevista ao portal Bahia econômica Renato Voltaire, Diretor operacional da ANUT – Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga – explicou que o programa ainda enfrenta alguns problemas como custo de tributação de combustíveis e outros custos adicionais. Segundo Renato, mesmo com todos os gargalos que surgiram, o programa demorou, mas está avançando.
“O Programa BR do Mar é uma iniciativa importante para o sistema de portos do Brasil e apesar da demora está avançando. Teve sua regulamentação agora em 2025. Ele ainda enfrenta alguns problemas como custo do tributo de combustíveis e outros, mas é um projeto que visa incentivar a cabotagem e muito importante para o país”, disse Renato.
Também em entrevista ao portal Paulo Villa, Diretor executivo da Usuport, descreveu o programa como “apenas um rótulo” e explicou que o Brasil tem um problema com poucos Terminais de contêineres. “O Brasil acabou ficando fora de uma modernização que aconteceu nos últimos 20 anos que é o transporte de carga conteinerizada porta a porta. O que existe hoje no mundo de moderno são os portos que atendem aos navios e são capazes de realizar os transbordos desses navios”, disse Paulo.
O programa BR do Mar flexibiliza regras e cria incentivos para empresas que queiram operar na cabotagem. Os Principais pontos são :
Benefícios esperados
Foto: divulgação