quarta, 12 de novembro de 2025
Euro Dólar

DEFINIDAS AS EMPRESAS QUE IRÃO EXPLORAR ESTAÇÕES DO BRT DE SALVADOR COMERCIALMENTE; VEJA AQUI

João Paulo - 12/11/2025 07:00

As estações do BRT de Salvador e o Terminal de Transbordo Mané Dendê, no Subúrbio da cidade irão ser exploradas comercialmente por um grupo de empresas que já atuam-na Bahia. Segundo reportagem da rádio Metrópole uma delas é a Reviver Administração Especializada, que gere presídios na Bahia e em mais três estados. O prazo do contrato é de 25 anos. Para ganhar a licitação, firmado sob regime de concessão onerosa de uso, a empresa ofereceu à prefeitura um repasse anual de R$ 101 mil, mais 5% da chamada receita operacional bruta, termo que se refere ao valor total de vendas de produtos ou serviços, antes de quaisquer deduções, tais como impostos, devoluções e descontos.

De acordo com o edital de licitação lançado no fim de julho deste ano pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a Reviver poderá usar áreas comerciais e espaços livres já construídos no Terminal Mané Dendê e em quatro estações do BRT – Hiper, Cidadela, Vale das Pedrinhas e Pituba – para atrair interessados em operar lanchonetes, lojas e empresas de serviço. O contrato permite ainda, por meio de subsidiária ou através de terceiros, explorar ações de publicidade, negócio tido no mercado como altamente lucrativo, e realizar eventos culturais ou esportivos.

A Reviver ganhou notoriedade no mercado de grandes contratos públicos no estado ao arrematar leilões de concessão de quatro unidades prisionais administradas em regime de cogestão com o governo estadual: os conjuntos penais de Juazeiro, Eunápolis, Valença e Serrinha. Figura no quadro societário da Reviver o empresário Walter Tannus, mais conhecido por sua atuação como presidente do Sindicombustíveis, sindicato que reúne os donos de postos de gasolina na Bahia. Além da Reviver, também integra o Consórcio Estações Vivas, nome oficial da vencedora da concorrência, a Admobi Mobilidade e Administração, que tem entre os sócios o empresário Gilberto Menezes, investidor da área portuária e dono de diversas empresas do ramo. Entre as quais, a Socicam, que administra aeroportos, rodoviárias e terminais urbanos em diversos estados do país.

As informações são do Jornalista Jairo Costa Júnior do grupo Metrópole

Foto: Betto Jr./Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.