

A Bahia segue firme em seu movimento de expansão no mercado do bem-estar e da educação financeira. Reflexo desse cenário, o evento “Fortalecendo a Saúde Financeira de Quem Promove Bem-Estar”, realizado pela CDL Feira de Santana nesta quarta-feira (6), reuniu profissionais da área de saúde, economistas e gestores para debater como o equilíbrio financeiro é parte essencial da saúde integral, seja ela física, emocional e patrimonial.
O encontro contou com a participação de Nathalia Tardelli (XP Seguros), Cristiana França (Hospital Clériston Andrade), André Pitombo (Economista e Planejador Financeiro), Rodrigo Mattos (Secretário Municipal de Saúde) e Fernanda Reis Queiroz (Santa Casa), e promoveu uma conversa prática sobre finanças pessoais e empresariais, proteção patrimonial e gestão sustentável de clínicas e consultórios.
A discussão chega em um momento em que o mercado de wellness se consolida como um dos mais promissores da Bahia. A capital já soma 1.671 academias, superando o número de farmácias (1.597), segundo dados da Sefaz Salvador (setembro de 2025). Programas públicos como o Academia Salvador ultrapassaram 493 mil presenças desde 2024, e o número de baianos com planos de saúde e odontológicos segue em alta, totalizando 1,75 milhão e 1,9 milhão de beneficiários, respectivamente, conforme dados da ANS.
O crescimento do setor reflete um comportamento mais consciente em relação à qualidade de vida e à sustentabilidade financeira. De academias e clínicas a marcas de corrida e suplementação esportiva, o mercado de bem-estar movimenta empreendedores e consumidores em torno de um novo valor: o autocuidado também passa por cuidar das finanças.
Nesse contexto, a XP reforçou a importância do planejamento e da educação financeira para profissionais e empreendedores da área de saúde. “O investidor baiano tem se mostrado cada vez mais atento ao equilíbrio entre qualidade de vida e planejamento de longo prazo. Cuidar das finanças é uma forma de manter a estabilidade emocional e profissional, e isso tem se refletido no crescimento do número de investidores na região”, destacou Larissa Falcão, líder regional da XP no Norte e Nordeste.
Atualmente, a Bahia lidera o Nordeste em número de investidores na B3, com 229 mil contas ativas, o que representa 27,2% do total da região. O dado reforça a presença de uma geração que entende a importância de investir não apenas para o futuro financeiro, mas também para garantir bem-estar e segurança em todas as fases da vida.
O evento da CDL marcou mais um passo na conexão entre finanças e saúde, mostrando que o bem-estar é resultado de escolhas conscientes, dentro e fora dos consultórios.



