

O Banco Central vai lançar uma ferramenta que permitirá aos usuários bloquear o registro de novas chaves Pix em seus nomes, como forma de evitar fraudes e cadastros indevidos. A medida, que será disponibilizada pelo sistema Registrato, faz parte do conjunto de ações de segurança para reforçar a proteção dos usuários do sistema de pagamentos instantâneos.
A nova função será semelhante ao serviço que já permite recusar a abertura de novas contas bancárias. Com o recurso, o usuário poderá impedir que seus dados sejam utilizados sem autorização, inclusive em contas conjuntas e empresariais.
No Registrato, será possível ativar ou desativar o bloqueio conforme necessidade, além de consultar informações financeiras como contas ativas, empréstimos, chaves Pix e cheques sem fundos.
Desde outubro, o Banco Central já realiza bloqueios automáticos de chaves suspeitas. Mais de 245 milhões de chaves Pix foram removidas por inconsistências, erros ou solicitações de clientes. Bancos também disponibilizam botões para contestação rápida de transações.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo