

“Pois é, o INEP nos apresentou como tema de redação 2025, perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. Observem bem que os corretores e a banca esperam que os estudantes analisem o problema. É que problema é esse? São as dificuldades que os idosos enfrentam na atual sociedade brasileira, mas não basta apenas que se pensem nesses problemas, diante desses problemas, o que é possível fazer para minimizá-los ou para acabar com essas dificuldades. Então é um tema que era esperado. Afinal de contas o INEP sempre trabalha com uma minoria e nós estamos vivenciando vários episódios que dizem respeito aos idosos. A gente tem hoje uma perspectiva da economia prateada, que é uma economia voltada especificamente para as demandas desses idosos. Observem que hoje nós temos empresas de turismo especializadas, a gente tem programas de farmácia que visam beneficiar esses idosos. Então, a gente sabe o quanto foi importante e é importante uma medida para minimizar esse problema. O que é que a gente pode pensar? Primeiro, o tema etarismo. O que é etarismo? Preconceito etário. Preconceito em relação a idosos. E quem é que é hoje idoso no Brasil? Pessoas com 60 anos mais. Mas nós não podemos perder de vista o seguinte: a longevidade está aí. Segundo o IBGE, Organização Mundial de Saúde, a perspectiva do brasileiro viver é mais de 87 anos. Então, é preciso viver mais e viver com qualidade. E, já que tem isso, é preciso criar medidas, mecanismos capazes de dar qualidade de vida a esse grupo etário. Então nesse sentido vamos pensar no problema para além do etarismo. Então primeiro o problema é o etarismo, é o preconceito. Segundo problema é o abandono. Observem que muitos idosos são abandonados como móvel velho, como se não tivessem mais utilidade. E é preciso que a família abraçe esse idoso como alguém que ainda produz, como alguém que, por meio de suas experiências, pode e enriquece o convívio em família, o convívio em sociedade. Um outro problema vem do próprio idoso. Por ele não ter esse acolhimento, por ele viver esse abandono, ele vai vivendo numa solidão. Ele vai se fechando e tem a triste ideia da sua incapacidade.
Esse tema, sim, foi trabalhado por nós em sala de aula, foi discutido, analisado e inclusive no Aquecimento ENEM, momento em que a gente faz para descontrair os nossos alunos, para que os nossos alunos percebam que eles estão realmente preparados, foi uma das indicações para que os nossos estudantes lessem e buscassem informações acerca desse tema”.