

Em entrevista ao portal Bahia Econômica, Paulo Villa – Diretor Executivo na Usuport – explicou que, a II Conferência Nacional de Usuários dos Transportes de Cargas – CONUT – tem uma importância fundamental para os usuários de portos do nordeste e da Bahia. Segundo Paulo o projeto mostra a força de um setor vital para economia do estado.
“Nós estamos aqui num evento de vital importância para os usuários de portos do estado da Bahia. Temos aqui entidades de vários segmentos, unidas, debatendo, projetos e melhoria para o setor. Temos a presença do governo federal e hoje é um espaço de diálogo aberto do setor. Vamos debater a questão das ferrovias na Bahia, da infraestrutura, das estradas e vários outros pontos”, explicou Paulo
As palestras aconteceram no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), e foram organizadas pela Associação de Usuários dos Portos da Bahia – Usuport. O evento é uma iniciativa da Coalizão de Usuários dos Transportes de Cargas, grupo que reúne 15 entidades representativas do setor produtivo. A Conferência marca o lançamento oficial desta Coalizão, comprometida em fortalecer o diálogo entre usuários, operadores e o poder público, visando à eficiência, competitividade e sustentabilidade do transporte de cargas no Brasil.
A programação do evento é dividida em dois painéis expositivos. O primeiro abordará o tema “Iniciativas do Governo do Brasil para a expansão e modernização da logística nacional de transporte de cargas”, tendo entre os palestrantes principais o Diretor-Presidente da Infra S/A, Jorge Bastos, e o Subsecretário de Parcerias do Ministério dos Transportes, Hélio Fernandes.
O segundo painel será protagonizado por um debate entre representantes da Coalizão de Usuários dos Transportes de Cargas, cujo tema perpassa “O papel dos usuários nos processos decisórios sobre as infraestruturas de transporte de cargas no Brasil”.
O evento, que conta com o patrocínio das empresas CS Portos, Ferbasa, Nátrio, Multilog, RHI Magnesita, Tronox, GrafTech e Morais de Castro, promete ser um marco para o setor, consolidando um espaço de debate técnico e institucional voltado à construção de soluções colaborativas para os desafios logísticos do país.
(Foto: João Alvarez/Sistema FIEB)